Flávia tem 30% das intenções de voto para o Senado. Damares soma 18%, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia

0

A candidata Flávia Arruda (PL) lidera as intenções de voto para a única vaga ao Senado do Distrito Federal nestas eleições, de acordo com a pesquisa Metrópoles/Ideia. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (19/9), aponta que 30% dos eleitores votariam em Flávia se as eleições fossem hoje.

Damares Alves (Republicanos) está em 2º lugar, com 18% das intenções de voto. Logo atrás, vem Rosilene Corrêa (PT), candidata preferida de 9,4% dos eleitores brasilienses.

Joe Valle (PDT) soma 2,1%, enquanto Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede) foi escolhido por 1,3% do eleitorado. Elcimara (PSTU) aparece na pesquisa com 1%.

Expedito Mendonça (PCO) tem 0,4% das intenções de voto. Marcelo Hipólito (PTB) e Tenente Coronel Souza Júnior (DC) pontaram, cada um, 0,3%. Hélio José (Solidariedade) foi indicado por 0,2% dos eleitores, enquanto Carlos Rodrigues (PSD) é o preferido de 0,1%.

Conheça os candidatos ao Senado pelo DF:


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


Publicidade do parceiro Metrópoles 4


Publicidade do parceiro Metrópoles 5


0

Essa pesquisa é estimulada, modelo em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados durante o levantamento. No total, 29% do eleitorado afirmou não saber em quem vai votar para o Senado e 8% disseram que votarão branco ou nulo.

Confira a pesquisa estimulada Metrópoles/Ideia para senador ou senadora do DF:

Histórico

Flávia manteve o mesmo desempenho aferido na pesquisa Metrópoles/Ideia anterior, divulgada em 19 de agosto. À época, a candidata tinha 29,9% das intenções de voto.

Já Damares, subiu dois pontos percentuais: saiu de 16% para 18%. Rosilene Corrêa também cresceu, na comparação entre o levantamento anterior e o divulgado nesta segunda-feira. A petista tinha 5,8% da preferência do eleitorado antes, e agora soma 9,4%.

Espontânea

O levantamento Metrópoles/Ideia também aferiu o desempenho dos candidatos de forma espontânea, quando os eleitores não são informados sobre os postulantes.

Nesse caso, Flávia Arruda soma 11,1% das intenções de voto. Logo atrás, estão: Damares Alves, com 7,2%, e Rosilene Corrêa, escolhida por 3,3% do eleitorado.

Confira a pesquisa espontânea Metrópoles/Ideia para senador ou senadora do DF:

 

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

O post Flávia tem 30% das intenções de voto para o Senado. Damares soma 18%, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia apareceu primeiro em Metrópoles.