Ipec: no Distrito Federal, Bolsonaro tem 39% e Lula, 34%

0

O instituto Ipec publicou a quarta pesquisa para a Presidência da República com moradores do Distrito Federal, encomendada pela TV Globo. O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue na liderança, com 39% das intenções de voto, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta 34%.

Em relação ao último levantamento, divulgado em 6 de setembro, Bolsonaro teve queda de 3 pontos percentuais, dentro da margem de erro. Já o petista cresceu além dessa margem: foi de 29% para 34%. O cenário é estimulado, ou seja, os entrevistados têm contato com os nomes dos candidatos.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 9% (antes eram 10%), seguido de Simone Tebet (MDB), com 6% (que manteve o percentual anterior). Com 1% das intenções, vêm Soraya Thronicke (União) e Leonardo Péricles (UP) – ela já vinha com o mesmo número, enquanto ele aparece pela primeira vez com essa pontuação. Os outros candidatos não somam 1%. Brancos e nulos são 5%, mesmo índice daqueles que não sabem ou preferiram não responder.

Veja como foram os últimos números:

  • Jair Bolsonaro – 39% (antes eram 42%)
  • Luiz Inácio Lula da Silva – 34% (29%)
  • Ciro Gomes – 9% (10%)
  • Simone Tebet – 6% (6%)
  • Soraya Thronicke – 1% (1%)
  • Leonardo Péricles – 1% (-)

O Ipec entrevistou 1.504 mil pessoas entre 18 e 20 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O levantamento está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07770/2022.

Para governador

Na noite de quarta-feira (21/9), o Ipec também divulgou os números para o governo do Distrito Federal. Ibaneis Rocha (MDB) tem 40% das intenções de voto, enquanto o candidato da federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass (PV), tem 13%.

Em terceiro lugar aparece Leila Barros (PDT), com 9% das intenções de voto. Paulo Octávio (PSD) vem na sequência com 8%.

O post Ipec: no Distrito Federal, Bolsonaro tem 39% e Lula, 34% apareceu primeiro em Metrópoles.