Lula lembra 7×1 e diz que povo estava irritado e “fora da normalidade”

0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto, afirmou que viveu um sentimento de frustração em relação à Copa do Mundo sediada no Brasil, em 2014. Em evento com empresários do turismo em São Paulo, nesta terça-feira (20/9), o petista falou sobre a imagem de um mundial marcado por corrupção e dos xingamentos à então presidente Dilma Rousseff.

“A imagem era de uma Copa corrupta, de que todo mundo roubou nos estádios. Eu fico imaginando o ódio que estava impregnado dentro da cabeça dos nossos jogadores naquele 7×1. O país estava irritado, estava nervoso”, lembrou.

Lula fez referência à eliminação do Brasil na semi-final da competição, após sofrer uma goleada de 7×1 do time da Alemanha. O episódio é marcado como a pior derrota da história da seleção brasileira.

O petista também falou sobre a onda de críticas à Dilma Rousseff, candidata apoiada por ele ao governo que sofreu um impeachment, em 2016. “Eu quando vi o povo xingando a Dilma na abertura, aquilo não era comportamento de um povo que estivesse na sua normalidade. Não estava”.

Durante o evento, Lula falou sobre os atrativos brasileiros em termos de turismo, e argumentou que o país não sabe cuidar das próprias riquezas. O petista ressaltou a importância de “oferecer comodidade e segurança” aoas turistas que querem viajar pelo país.

O candidato também se posicionou contra o que chamou de um “clima de provocação” em território brasileiro, e atribuiu a responsabilidade pelas hostilidades ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

“A gente precisa voltar a conversar, as famílias não podem brigar por causa de política, brigar por causa de presidente, brigar por causa de fake news, por causa de mentira. E vocês sabem que o país está assim. Há um estado de nervosismo na sociedade quase inexplicável, a não ser pelo comportamento do cidadão e dos milicianos que tomaram conta do país”, declarou.

O petista se referiu à escalada de violência política no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), dois em cada três brasileiros (67,5%) afirmam ter medo de serem agredidos fisicamente em razão da escolha partidária ou política.

O post Lula lembra 7×1 e diz que povo estava irritado e “fora da normalidade” apareceu primeiro em Metrópoles.