Ministro da Saúde promoverá evento de multivacinação em Brasília

0

Em comemoração aos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), nessa segunda-feira (19/9), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai promover ato de vacinação contra a poliomielite e outras doenças em Brasília (DF), no próximo sábado (24/9).

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal segue baixa em todo o país e há riscos da reintrodução da poliomielite, doença cujo último caso foi registrado em 1989.

Durante o evento, estão previstas ações de aferição de pressão, teste de diabetes, práticas integrativas e demais orientações em torno da prevenção e promoção da saúde à população.

32 anos do SUS

A Constituição Federal consagrou a saúde como direito de todos e dever do governo. Dois anos depois, em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o SUS em todo território nacional. O sistema promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da saúde.

O SUS se baseia em três princípios: universalização, sendo a saúde um direito de todas as pessoas; equidade, diminuindo desigualdades e garantido acesso aos mesmos serviços; e integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo.

O post Ministro da Saúde promoverá evento de multivacinação em Brasília apareceu primeiro em Metrópoles.