Orgulho ou vergonha: veja o sentimento do brasiliense no 7 de Setembro, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia

0

A maior parte da população do Distrito Federal teve sentimentos positivos em relação às manifestações de 7 de Setembro deste ano, que comemorou o bicentenário da Independência do Brasil. Segundo a mais recente pesquisa Metrópoles/Ideia, 39,7% dos eleitores sentiram orgulho desta edição da data cívica, e 16,4%, alegria.

Por outro lado, 9,4% do eleitorado demonstrou tristeza, e 16,8%, vergonha. Do total de entrevistados, 17,7% não souberam responder.

O tradicional desfile militar foi capitaneado politicamente pelo atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que chamou seus apoiadores para o evento na Esplanada dos Ministérios e, com isso, buscou mostrar força em sua campanha eleitoral.

O cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB) Rodrigo Lentz acredita que as emoções aferidas no levantamento podem ter relação com a preferência do eleitorado candango pelo atual presidente, como aponta a mais recente pesquisa Metrópoles/Ideia, em que Bolsonaro figura com 42,1% das intenções de voto, contra 30,3% de Lula.

“O sentimento da população pode refletir um pouco essa preferência eleitoral, que corrobora a apropriação da data oficial”, destacou o especialista.

O historiador Antônio Barbosa, especialista em patriotismo e também professor da UnB, acredita que os sentimentos positivos em relação ao evento não têm relação direta com o atual mandatário. “É histórica a participação popular nos festejos de 7 de Setembro. Todo ano famílias inteiras vão assistir aos desfiles e ver as demonstrações da Força Aérea”, afirmou.

Pesquisa

A pesquisa Metrópoles/Ideia ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 14 e 19 de setembro.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%.

Utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, junto a uma parcela representativa do eleitorado do DF.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-00056/2022 e DF-03544/2022.

O post Orgulho ou vergonha: veja o sentimento do brasiliense no 7 de Setembro, segundo pesquisa Metrópoles/Ideia apareceu primeiro em Metrópoles.