Pacheco deve conversar com Lira por solução para piso da enfermagem

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avisou líderes da Casa que deve conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta segunda-feira (19/9), para discutir uma solução para o piso da enfermagem.

Pela manhã, Pacheco, que está como presidente da República em exercício em razão da viagem de Jair Bolsonaro ao Reino Unido e a Nova York, já conversou sobre o assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Segundo líderes partidários do Senado, estão sendo discutidos projetos em tramitação no Congresso que podem ser votados para ajudar a bancar o piso nacional da enfermagem.

Uma das propostas que surgiu durante a reunião com lideranças do Senado é utilizar parte dos valores destinados para as emendas de relator, combustível do “orçamento secreto”, para turbinar o orçamento do SUS.

A conversa de Pacheco com Lira será por videoconferência, pois o presidente da Câmara está em Nova York. Assim como o vice-presidente Hamilton Mourão, Lira teve de se ausentar do país para não ficar inelegível.

Por estarem na linha sucessória da Presidência da República, Mourão e Lira teriam de assumir o comando do Brasil na ausência de Bolsonaro. Caso assumissem o posto durante a campanha, porém, se tornariam inelegíveis.

Entenda o caso

O Congresso Nacional aprovou em julho deste ano a PEC que criou o piso nacional de R$ 4.750 para enfermeiros. Entretanto, o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu a medida.

Apesar das tentativas do Congresso de fazer o STF rever a decisão, o plenário da Corte manteve decisão de Barroso. O piso ficará suspenso até que sejam avaliados seu impacto nos serviços de saúde e no orçamento dos municípios.

O post Pacheco deve conversar com Lira por solução para piso da enfermagem apareceu primeiro em Metrópoles.