Projeções em cúpula do Planetário são suspensas após problema técnico

0

Uma das principais atividades do Planetário de Brasília, a projeção da cúpula, está suspensa e sem data para retorno. Um problema técnico nos projetores motivou o cancelamento da visitação nesse espaço, que já dura 11 dias.

A cúpula tem 12,5 metros de diâmetro e as atividades reúnem até 80 pessoas por sessão, que acompanham projeções de imagens no teto. É nesse local que há a exibição de filmes sobre fenômenos astronômicos.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, houve um problema na manutenção dos projetores. “Os equipamentos de projeção são antigos, o que tem dificultado sua manutenção. É cada vez mais raro encontrar peças de reposição e componentes no mercado para esse tipo de equipamento”, disse, em nota.

A pasta informou que está com “processo de contratação em curso” e tem “corrido contra o tempo para devolver as atividades de forma integral à comunidade”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Planetário de Brasília (@planetariodebrasilia)

Planetário

Ponto turístico do DF, o Planetário de Brasília foi inaugurado em março de 1974, mas ficou 16 anos fechado e teve uma reinauguração em 2013. O local teve queda de público nos últimos dias com a suspensão da cúpula.

Escolas que realizam passeios ao Planetário também têm cancelado visitas. No momento, o público pode acompanhar apenas as outras atividades disponíveis, como exposições.

O post Projeções em cúpula do Planetário são suspensas após problema técnico apareceu primeiro em Metrópoles.