RealTime Big Data: Castro lidera com 36% no Rio; Freixo tem 24%

0

Pesquisa RealTime Big Data de intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (19/9), aponta que o atual chefe do Executivo estadual e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), manteve a liderança na disputa, com 36%. O adversário Marcelo Freixo (PSB) aparece com 24%.

Os dois candidatos oscilaram dentro da margem de erro — de três percentuais — em relação ao levantamento anterior, de 23 de agosto. Enquanto Castro, que tinha 32%, oscilou dois pontos percentuais positivamente, Freixo, antes com 22%, caiu.

Os dados são referentes ao levantamento estimulado, em que uma lista com nomes dos postulantes é apresentada ao entrevistado. Nesse cenário, Rodrigo Neves (PDT) aparece em terceiro lugar, com 8%. O outros candidatos não passaram de 3%.

Além disso, 13% dos que responderam à pesquisa não sabem em quem vão votar, enquanto 10% disseram votar em branco ou nulo.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Já na sondagem espontânea, na qual os nomes não são listados, Castro ainda encabeça a corrida, com 24%, ante 14% de Freixo. Os que não souberam ou não responderam são 39%. Brancos e nulos somam 15%.

O levantamento também mediu as intenções de voto para o segundo turno. Em um cenário entre Castro e Freixo, a sondagem aponta que o atual governador seria reeleito com 47% contra 34% do adversário.

Senado

Já na briga por uma cadeira ao Senado, na liderança da disputa está o candidato à reeleição Romário (PL), com 27% de preferência dos eleitores. Em seguida, aparecem Alessandro Molon (PSB), com 14%, Daniel Silveira (PTB), que teve a candidatura indeferida e Clarissa (União Brasil), 10% cada, André Ceciliano (PT), 8% e Cabo Daciolo (PDT), com 7%.

O instituto ouviu 1.200 pessoas entre 16 e 17 de setembro. A margem de erro para a sondagem é de três pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob código RJ-06910/2022.

O post RealTime Big Data: Castro lidera com 36% no Rio; Freixo tem 24% apareceu primeiro em Metrópoles.