Risco de infarto é maior em diabéticos, aponta Sociedade de Diabetes

0

A diabetes é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, aponta a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Dados divulgados pela entidade apontam que uma mulher diabética pode ter até 50% mais chances de sofrer um infarto do que outra sem a doença. Por outro lado, no caso dos homens diabéticos, o risco pode chegar a 40%.

Diabetes e infarto

A estimativa é de que 21,5 milhões de brasileiros sejam portadores de diabetes em 2030, de acordo com o Atlas da Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O número chama atenção para o potencial risco de cardiopatias, como o infarto do miocárdio.

“A diabetes é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina e o acúmulo de glicose no sangue, o que pode levar a lesões no coração. As plaquetas, células sanguíneas que iniciam a formação de coágulos no sangue, também ficam mais aderentes em pacientes com diabetes. Isso aumenta a probabilidade de obstrução nas artérias”, explica a médica endocrinologista Denise Reis Franco.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


Publicidade do parceiro Metrópoles 4


Publicidade do parceiro Metrópoles 5


0

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

O post Risco de infarto é maior em diabéticos, aponta Sociedade de Diabetes apareceu primeiro em Metrópoles.