Vídeo. Grupo de veados-mateiros é flagrado em reserva ambiental de GO

0

Goiânia – Um registro incomum de um grupo de veados-mateiros foi feito na reserva ambiental Legado Verdes do Cerrado, localizada em Niquelândia, na região norte de Goiás.

De acordo com a administração do local, é comum ver os animais por lá, no entanto, nem sempre juntos.

O registro compartilhado esta semana pela reserva nas redes sociais foi feito pelo coordenador comercial, Petras Aguiar.

Veja:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Legado Verdes do Cerrado (@legadodocerrado)

Reserva ambiental

O Legado Verdes do Cerrado é uma área de 32 mil hectares pertencente à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O local tem aproximadamente 80% da área composta por Cerrado nativo, onde já foram registrados animais como onça, anta, caititu, veado e cachorro-do-mato.

A reserva ressaltou que o registro desses animais serão base para identificar as espécies que habitam o local e definir ações para preservação da biodiversidade.

Veado-mateiro

O veado-mateiro é o maior cervo de chifre simples, tendo outras duas espécies pertencentes ao mesmo gênero (Mazama gouazoubira e Mazama nana). Normalmente, o animal pesa mais de 40 kg e tem 70 cm de altura. De pelagem avermelhada, com regiões brancas embaixo da cauda, na parte interna dos membros, na região frontal da boca e dentro das orelhas, esses bichos se alimentam de frutos, folhas, flores e fungos. As principais ameaças a esse animal são caça, atropelamentos, doenças transmitidas pelo gado e perda de habitat.

A fêmea costuma ter apenas um filhote, e a gestação dura em torno de sete meses. O único filhote apresenta pintas brancas no dorso, e as manchas somem após atingir um mês de vida. Uma curiosidade: a fêmea pode engravidar enquanto ainda amamenta a cria anterior. O veado-mateiro pode se reproduzir continuamente. De maneira geral, se reproduzem durante a estação mais chuvosa e a fêmea dá à luz no período mais seco.

Vive em florestas tropicais e subtropicais e até em savanas próximas a bordas de floresta. Está presente em todas as formações florestais do país, inclusive em áreas de transição de floresta para o Cerrado.

O post Vídeo. Grupo de veados-mateiros é flagrado em reserva ambiental de GO apareceu primeiro em Metrópoles.