Vídeo: UnB é a 1ª da América Latina a lançar foguete em competição

0

A equipe de foguetemodelismo da Universidade de Brasília (UnB) entrou para a história durante a competição Latin America Space Challenge (Lasc). É a primeira vez que um grupo universitário da América Latina lançou um projétil com propulsão híbrida.

O lançamento do foguete ocorreu em 7 de agosto no Cabo Canavial, em Tatuí, São Paulo. A equipe da UnB, representada por estudantes das engenharias da Faculdade UnB Gama (FGA), venceu na categoria de 1km de apogeu com propulsão híbrida, dentro do Rocket Challenge. Na classificação geral do evento, o grupo alcançou a sexta colocação.

O foguete foi desenvolvido e projetado para ser lançado por meio de propulsão híbrida, um tipo mais complexo do que a propulsão sólida, geralmente utilizada nesse tipo de disputa. A elaboração e construção do foguete duraram, aproximadamente, dois anos.

Veja vídeo do lançamento:

“A propulsão híbrida é caracterizada pelo uso de propelente sólido e líquido dentro do motor do foguete. Isso torna o processo todo muito mais caro e mil vezes mais complexo, e demanda estrutura muito maior”, explica a estudante Paolla Quaresma, líder da equipe.

O desenvolvimento do módulo híbrido teve o auxílio do Chemical Propulsion Laboratory (CPL), laboratório da FGA que trouxe reconhecimento à UnB por trabalhar com esse tipo de propulsão há alguns anos.

A equipe de foguetemodelismo da UnB, a Capital Rocket Team, é uma iniciativa estudantil para o desenvolvimento de foguetes. O grupo é vinculado ao curso de Engenharia Aeroespacial da FGA, porém aceita alunos da UnB de qualquer curso.

O post Vídeo: UnB é a 1ª da América Latina a lançar foguete em competição apareceu primeiro em Metrópoles.