Óculos virtuais e música clássica aumentam a produtividade de vacas em Israel

0
Produtor investiu no equipamento fabricado na Rússia e comprovou que os animais passaram a produzir 5Kg de leite a mais por dia.

Já pensou uma versão bovina do filme “The Matrix”, famoso filme de Lilly e Lana Wachowski, de 1999, protagonizado por Keanu Reeves? Guardadas as proporções é mais ou menos o que está acontecendo numa fazenda de Israel.  O filme descreve um futuro distópico no qual a realidade, como percebida pela maioria dos humanos, é, na verdade, uma realidade simulada chamada “Matrix”, criada por máquinas para subjugar a população humana, enquanto o calor e a atividade elétrica de seus corpos são usados ​​como fonte de energia.

No caso da fazenda, a “realidade simulada” é usada apenas para o bem:  para aumentar a produção de leite, sem prejuízo da energia e saúde dos animais. O produtor de leite israelense Izzet Kocak comprou dois óculos de realidade virtual para gado de um fabricante russo depois de ver uma propaganda na internet. Ele estava procurando maneiras de aumentar a produção de leite de sua fazenda para compensar os altos preços das rações. O anúncio dizia que os óculos transportam – virtualmente – as vacas para um lindo cenário de pastagens verdes calmantes, com muito vento e sombras, um verdadeiro paraíso bovino. Para completar, Kocak também coloca música clássica no galpão de confinamento enquanto as vacas estão usando os óculos e é hora do ‘almoço’.

Ele realizou um mini-teste para medir o impacto do acessório na produção de leite. Após 10 dias de uso dos dispositivos, a produção de leite das duas vacas testadas aumentou cerca de 22%: passou de 22 quilos por dia para 27 quilos por dia. Segundo ele,  a qualidade do leite também melhorou, com maior teor de sólidos totais e sabor mais encorpado.

Os desenvolvedores dos óculos, supostamente, colaboraram com veterinários na Rússia para garantir que os óculos de realidade virtual fossem seguros para as vacas. Kocak está tão impressionado com os resultados que encomendou mais 10 dispositivos.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui