Ziraldo, autor de “O Menino Maluquinho”, completa 90 anos

0
Traços do cartunista renderam à obra “O Menino Maluquinho”, o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil.

A literatura brasileira, a arte e a cultura estão em festa nesta segunda-feira (24). Hoje é aniversário do Ziraldo, o “pai” do Menino Maluquinho, comemora 90 anos.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga, em 24 de outubro de 1932. É um homem de múltiplos talentos, cartunista, pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

O talento para o desenho surgiu logo na infância, com apenas 6 anos de idade, teve o primeiro publicado no jornal Folha de Minas. Ziraldo começou a falar com 3 a 4 anos.

O caratinguense foi o criador da primeira revista em quadrinhos do Brasil feita por um só autor, “A Turma do Pererê”.

Fora do universo infantil, criou personagens para adultos, como Jeremias, o Bom, A Supermãe e Mineirinho, o Comequieto.

O livro “O Menino Maluquinho”, maior sucesso de Ziraldo, foi lançado no dia 24 de outubro de 1980. Foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.

Os traços do cartunista renderam à obra “O Menino Maluquinho”, o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. O livro teve 129 edições publicadas em 10 países e 4 milhões de exemplares vendidos. “O Menino Maluquinho” virou filme em 1995.

O cartunista tem trabalhos traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

Ziraldo mora no Rio de Janeiro, mas mora também em Caratinga, no coração, na memória dos caratinguenses e na praça que fica na entrada da cidade, no perímetro urbano na BR-116, representado pelo Monumento do Menino Maluquinho.

Deixe um Comentário

Deixe um comentário
Digite seu nome aqui