Aneel: número de torres de transmissão derrubadas sobe para quatro

0

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que cresceu o número de torres de transmissão de energia elétrica derrubadas no país. Desde 8 de janeiro, a agência contabiliza quatro ocorrências do tipo.

Nesta segunda-feira (16/1), a Aneel notificou a queda de uma torre no município de Vilhena (RO). Outras duas ocorrências também foram registradas em Rondônia, enquanto uma outra ocorreu no Paraná.

A Aneel ainda confirma mais três ocorrências, que, apesar das avarias, não motivaram a queda dos equipamentos. “Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências”, afirmou a agência por meio de nota.

Na última sexta-feira (13/1), o Ministério de Minas e Energia afirmou que autoridades policiais investigam a possibilidade de torres de transmissão de energia elétrica do sistema Eletrobras terem sido alvo de sabotagem.

Locais onde foram confirmadas quedas de torres de transmissão:

  • Cujubim (RO)
  • Medianeira (PR)
  • Rolim de Moura (RO)
  • Vilhena (RO)

Locais onde foram confirmadas torres de transmissão com danos, mas sem queda:

  • Palmital (SP)
  • Rio das Pedras (SP)
  • Tupâssi (PR)

Em 8 de janeiro, atos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com os resultados das eleições tomaram a Esplanada dos Ministérios. A coincidência de datas levantou a suspeita de sabotagem.

Segundo a Aneel, o Ministério de Minas e Energia têm atuado junto a autoridades de segurança pública para investigar os casos. “As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela agência”, ressalta.

The post Aneel: número de torres de transmissão derrubadas sobe para quatro first appeared on Metrópoles.