As prioridades de Lula na viagem à Argentina e ao Uruguai

0

O presidente Lula foi aconselhado a priorizar, nas conversas bilaterais que terá durante a viagem à Argentina e ao Uruguai, em janeiro, as tratativas para destravar o acordo do Mercosul com a União Europeia.

Conselheiros do presidente o aconselharam a discutir com autoridades dos dois países como alcançar os objetivos e viabilizar as mudanças necessárias para viabilizar o acordo, travado até o momento.

Durante os eventos da viagem, Lula também deve reforçar o compromisso com a pauta ambiental e combinar com os países do Mercosul medidas conjuntas na área.

No início de dezembro de 2022, a então futura ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já havia se comprometido a trabalhar pela continuidade do acordo entre Mercosul e União Europeia.

A parceria comercial foi anunciada em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, mas não saiu do papel. Os europeus paralisaram as negociações a partir do crescimento do desmatamento no Brasil.

Lula e Alberto Faernandez na posse - metropoles
Lula e Alberto Fernandez durante a posse do presidente brasileiro e terão novo encontro durante a viagem de Lula à Argentina

The post As prioridades de Lula na viagem à Argentina e ao Uruguai first appeared on Metrópoles.