Com nova dispensa, chega a 39 total de militares trocados por Lula no GSI

0

Dando sequência à troca de cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou mais um militar da autarquia nesta sexta-feira (20/1).

Com isso, sobe para 39 o número de militares dispensados no GSI desde o início da gestão Lula. No total, o presidente dispensou 85 militares do governo — os demais 46 atuavam na Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta determina dispensa do capitão Raimundo Alberto Morais Lima Filho, do Exército. Ele exercia a função de assistente militar na coordenação-geral de logística do Departamento de Segurança Presidencial do GSI.

Além da exoneração, Lula designou dois novos nomes para a autarquia: o major Otávio Augusto Nascimento de Santa Ana e o tenente Julio Cezar Cardoso Pereira, ambos do Exército.

Encontro com as Forças Armadas

Após os atos terroristas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 8/1, o presidente Lula se reúne nesta sexta-feira com os comandantes das Forças Armadas.

O encontro também ocorre em meio à “desmilitarização” do governo, com a demissão de dezenas de militares que ganharam cargos em órgãos federais durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Tanto os chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica quanto Lula têm interesse em distensionar a relação entre as partes e mudar a pauta que têm marcado o cenário político brasileiro.

Segundo auxiliares do presidente, o clima da reunião será de recomeço e disposição em pautar uma relação de confiança e aproximação. “O outro caminho seria um movimento de tensão, de afastamento entre o presidente e os militares. Isso não faria bem para o país no momento atual”, destacou um interlocutor.

The post Com nova dispensa, chega a 39 total de militares trocados por Lula no GSI first appeared on Metrópoles.