COP30: Brasil oficializa candidatura para sediar encontro em Belém

0

Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quarta-feira (11/1), o governador do Pará, Helder Barbalho (à direita na imagem), confirmou que Belém é candidata a sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O evento – que reúne líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas e o aquecimento global – é realizado anualmente. A última edição, a COP27, aconteceu no Egito, em novembro do ano passado.

A COP28, a ser realizada em 2023, será em Dubai, nos Emirados Árabes. A COP29, em 2024, não tem sede definida, mas a Austrália é a principal candidata. Agora, o Brasil é cotado para sediar a conferência em 2025.

“Lula acaba de anunciar que Belém e a cidade escolhida para a COP30 em 2025 e mandou reforço da candidatura do Brasil. Representa momento histórico, a Amazônia [deve] receber maior evento climático do mundo”, comemorou o governador paraense.

Barbalho afirmou que o presidente enviou, por meio do Ministério das Relações Exteriores, a formalização para que a capital do Pará seja a sede da COP30.

Ao comentar sobre o clima, o governador rebateu o entendimento de que a preservação da natureza incorreria em conflito com o desenvolvimento do agronegócio, um dos principais dos motores do PIB nacional, e ainda defendeu o uso do combate às mudanças climáticas como forma de movimentar a economia.

“O presidente demonstrou preocupação com chamamento do mercado pra estabelecer mercado do crédito de carbono, para que seja realidade, novo modelo. Para que possamos transformar a floresta em pé em nova commodity, reforçando compromisso do Brasil com floresta viva”, disse Barbalho.

The post COP30: Brasil oficializa candidatura para sediar encontro em Belém first appeared on Metrópoles.