Devido à manifestação antidemocrática, partido pede intervenção federal no DF

0

Devido às manifestações e às invasões do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto por bolsonaristas, o Partido Verde informou que apresentará um pedido de intervenção federal no Distrito Federal. Segundo nota, a sigla ingressará com o pedido no STF.

“A intervenção se faz necessária pela total falta de controle da situação atual por parte do governo Ibaneis Rocha (MDB)”, diz o texto, referindo-se às invasões.

Os grupos invadiram os prédios na tarde deste domingo (8/1) em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

“O artigo 34 da C.F. estabelece as hipóteses de intervenção e, dentre as motivações constam a grave perturbação da ordem pública e violação de princípios constitucionais. Após apresentação da matéria, o PV realizará divulgação da peça”, completa a nota do Partido Verde.

Como começou

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristasocuparam a Esplanada dos Ministérios, na tarde deste domingo.

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


Publicidade do parceiro Metrópoles 4


Publicidade do parceiro Metrópoles 5


Publicidade do parceiro Metrópoles 6


Publicidade do parceiro Metrópoles 7


0

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

The post Devido à manifestação antidemocrática, partido pede intervenção federal no DF first appeared on Metrópoles.