Em São Paulo, Lula fará pronunciamento sobre atos de bolsonaristas em Brasília

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento na tarde deste domingo (8/1) após bolsonaristas invadirem os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

O petista realizou uma reunião de emergência com ministros no interior de São Paulo, em Araraquara, para discutir a situação da capital federal.

Lula visitava o interior do país com a primeira-dama, Janja, para avaliar a situação após as fortes chuvas que deixaram ao menos cinco mortos e três desaparecidos no município.

Fora do prédio onde acontecia a reunião, apoiadores do presidente cantaram o Hino Nacional.

Ainda não há informações sobre a possível volta de Lula a Brasília ou se sua agenda para segunda-feira (9/1) está mantida. O Palácio do Planalto, onde o mandatário faz a maior parte das reuniões e despacha, foi um dos alvos dos bolsonaristas e sofreu sérios danos.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


0

Invasão do Congresso e do STF

Por volta das 14h40, os extremistas entraram no Congresso Nacional sob uma chuvas de bombas de gás lacrimogênio. Um carro da Polícia Militar do DF, inclusive, caiu no espelho d’agua do local. Bolsonaristas tentam adentrar, ainda, o Palácio do Planalto.

Parte dos extremistas seguem à região central da capital da República com pedaços de pau na mão. Enquanto desciam pelo Eixo Monumental, sentido Rodoviária, algumas pessoas jogaram garrafas de água em um carro, no qual o motorista buzinou e fez o sinal do “L”, referência ao chefe do Executivo Federal.

“Vamos Brasília, derrubar o Congresso”, inflamou um dos “patriotas”.

Veja imagens:

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.

The post Em São Paulo, Lula fará pronunciamento sobre atos de bolsonaristas em Brasília first appeared on Metrópoles.