Governo mobiliza PMs de 8 estados no DF após “grave comprometimento da ordem pública”

0

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou, nesta terça-feira (10/1), a mobilização de policiais militares de oito estados para frear o “grave comprometimento da ordem pública do Distrito Federal”, após os ataques terroristas na sede dos Três Poderes.

A autorizaçao foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta terça. De acordo com a publicação, fica liberada a mobilização de PMs dos seguintes estados: Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul. Eles vão integrar a Força Nacional de Segurança Pública.

De acordo com a portaria, caberá ao secretário nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu Alencar, adotar as providências para efetivar a medida.

Leia a íntegra da portaria:

Prisão e depoimentos

Em coletiva de imprensa na noite de segunda-feira (9/1), o ministro Flávio Dino anunciou a chegada de policiais militares de 10 estados. A portaria desta terça, no entanto, cita apenas oito unidades federativas.

Segundo Dino, 1,5 mil pessoas envolvidas no ataque foram detidas ou presas até a tarde de segunda. Do total, 209 prisões foram em flagrante, e 1,2 mil extremistas estão sendo ouvidos.

Todos os detidos foram encaminhados ao ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal para prestar depoimento, enquanto os presos foram para a Penitenciária da Papuda.

Mais cedo, o interventor nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, confirmou que o acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília – onde ocorreram a maior parte das detenções e prisões – foi desocupado.

Veja cenas da destruição na Praça dos Três Poderes:


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


Publicidade do parceiro Metrópoles 4


Publicidade do parceiro Metrópoles 5


Publicidade do parceiro Metrópoles 6


Publicidade do parceiro Metrópoles 7


0

The post Governo mobiliza PMs de 8 estados no DF após “grave comprometimento da ordem pública” first appeared on Metrópoles.