Lula será recebido por Fernández e pode encontrar Maduro nesta segunda

0

Buenos Aires  — Em sua primeira viagem internacional após a posse, o presidente Lula inicia nesta segunda-feira (23/1), em Buenos Aires, uma série de reuniões e encontros com líderes de países das américas.

A primeira agenda oficial do petista será uma visita oficial ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que receberá Lula pela manhã na Casa Rosada, sede do governo argentino.

A previsão é de que os dois almocem juntos e assinem alguns acordos de cooperação nas áreas de saúde, soberania energética, integração financeira, ciência e tecnologia e da região antártica.

Ainda na Casa Rosada, Lula e Fernández terão um encontro, às 15h, com empresários brasileiros e argentinos. Do Brasil, viajaram a Buenos Aires representantes de entidades como a Confederação Nacional da Indústrias (CNI) e a Apex.

Maduro e Cristina Kirchner

Após a reunião, Lula retornará para o hotel. A previsão é de que, no local, o petista tenha uma reunião bilateral com o presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro.

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também foi convidada a ir até o hotel para encontrar Lula. Cristina está rompida politicamente com Alberto Fernández.

Lula desembarcou em Buenos Aires na noite do domingo (22/1). O petista deve permanecer na cidade até a manhã de quarta-feira (25/1), quando embacará para Montevidéu, no Uruguai.

Na terça-feira (24/1), a agenda de Lula estará concentrada na 7ª cúpula de chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Durante o evento, Lula deverá ter novas reuniões bilaterais. Entre elas, com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e com o diretor-geral da FAO, QU Dongyu.

Comitiva

Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Márcio  Macedo (Secretaria-Geral da Presidência).

Completam ainda a lista os ministros Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Janja.

The post Lula será recebido por Fernández e pode encontrar Maduro nesta segunda first appeared on Metrópoles.