Mais de 130 pessoas doam sangue a menino picado por escorpião no DF

0

Uma verdadeira mobilização em favor de Thomas Caitano Ribeiro, 2 anos, picado por um escorpião no último domingo (1º/1), fez com que mais de 130 pessoas procurassem o Hemocentro São Lucas, no Lago Sul, nesta quinta (5) para ajudar o menino. Como cada doação consegue atender quatro pessoas, mais de 400 pacientes devem ser beneficiados.

Já com relação ao estado de saúde da criança, as informações repassadas pela mãe do garoto, Adriana Caitano, também são animadoras. Segundo ela, os médicos já avaliam suspender o tratamento de ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) por causa da boa recuperação.

“Ele está todo apertador de mãos hoje, está reagindo e lutando muito”, diz Adriana. Há melhoras em quase todos os órgãos e, apesar de Thomas ainda não ter urinado, está eliminando muito líquido, o que, de acordo com a mãe, está colaborando para desinchar.

O caso

O menino foi picado por um escorpião enquanto dormia, em casa, em Arniqueira. O veneno do aracnídeo comprometeu o funcionamento do coração da criança, além de outras funções do corpo.

No hospital, os tratamentos começaram a fazer resultados, e os médicos suspenderam a medicação para o coração. Os pulmões, que estavam com líquido no momento da internação, ficaram limpos.

A pressão de Thomas chegou a cair, mas voltou aos níveis adequados. A criança também teve uma pequena coagulação. Porém, o quadro melhorou após uma transfusão. Assim como os rins, que estavam comprometidos e tiveram recuperação.

The post Mais de 130 pessoas doam sangue a menino picado por escorpião no DF first appeared on Metrópoles.