Novos documentos confidenciais são encontrados em casa de Joe Biden

0

Um segundo lote de documentos confidenciais foram encontrados por advogados do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A descoberta acontece dois dias depois da Casa Branca ter informado que encontrou uma série de documentos secretos em um escritório antigo de Biden.

O segundo achado foi confirmado pela Casa Branca nesta quinta-feira (12/1). O novo lote de documentos foi encontrado por advogados do presidente Joe Biden, na garagem de sua casa em Wilmington, Delaware. 

Em comunicado, o Conselheiro Especial do presidente, Richard Sauber, afirmou que os registros confidenciais foram encontrados entre documentos pessoais e políticos de Biden e que “todos, exceto um desses documentos foram encontrados em um depósito na garagem da residência do presidente”. Ainda segundo Sauber, um dos documentos, “que consiste em uma página”, foi encontrado em outra sala da casa de Biden em Delaware. 

Os registros marcados como sigilosos são do governo Obama, na época em que Biden foi vice-presidente. 

Entenda

Este é o segundo achado de documentos confidenciais em endereço ligado ao atual presidente dos Estados Unidos. A Casa Branca reconheceu nesta semana que um lote havia sido achado no início de novembro, no armário de um escritório de um centro de estudos que usou quando deixou de ser vice-presidente. 

A nota que informou a descoberta informava que os documentos foram encontrados quando os advogados pessoais de Biden estavam empacotando arquivos que estavam trancados num armário para desocupar o escritório. O conteúdo dos documentos não foi publicado. 

No dia da descoberta, a Casa Branca notificou o Arquivo Nacional, que buscou os papéis na manhã seguinte. No entanto, a informação só veio à público nesta segunda-feira (9/1).

O Departamento de Justiça dos EUA abriu uma investigação sobre o caso. Na nota publicada nesta quinta-feira , a Casa Branca afirmou que o governo americano está cooperando totalmente para garantir que os registros sejam tratados adequadamente.

A legislação americana obriga titulares de cargos federais nos EUA a devolver documentos oficiais e os classificados quando o seu governo termina.

The post Novos documentos confidenciais são encontrados em casa de Joe Biden first appeared on Metrópoles.