Posse de parlamentares no Congresso está mantida para 1º de fevereiro

0

Apesar dos danos causados às dependências do Congresso Nacional, a posse dos novos parlamentares está mantida para acontecer em 1º de fevereiro. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Mesa Diretora do Senado Federal.

Havia uma dúvida sobre a manutenção da data diante do rastro de destruição deixado no Congresso Nacional após a invasão de manifestantes extremistas, ocorrida no último domingo (8/1).

No dia, tomarão posse os 513 deputados federais e os 27 senadores eleitos. A data marca o início da nova legislatura do Congresso Nacional, que se encerrará em 31 de janeiro de 2027.

No mesmo dia, há, ainda, a eleição para nova Mesa Diretora de Câmara e Senado.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


Publicidade do parceiro Metrópoles 4


Publicidade do parceiro Metrópoles 5


0

Ataques

Por volta das 14h40, extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

The post Posse de parlamentares no Congresso está mantida para 1º de fevereiro first appeared on Metrópoles.