Primeira mulher a comandar BB, Tarciana promete “transparência” e “diversidade”

0

A nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (16/1) que sua gestão será pautada na diversidade e na transparência. A nova chefe do BB é a primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição financeira.

Ela tomou posse em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também estavam presentes a primeira-dama, Janja, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“Minha gestão será pautada pela transparência, diálogo aberto, franco e propositivo. Eu não sou apenas a representante do meu time, eu sou o espelho dele”, disse em seu discurso.


0

Tarciana assumirá a cadeira antes ocupada por Fausto de Andrade Ribeiro, cuja exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda.

“Reconhecemos que o tema da diversidade ainda precisa avançar bastante na estrutura da nossa organização. E isso será feito com base em muito diálogo, escuta ativa e entendimento da realidade de cada segmento do corpo organizacional”, afirmou a nova presidente.

“E nós não vamos ficar apenas no aspecto simbólico da minha nomeação. Faremos um diagnóstico preciso, adotaremos medidas concretas para diversificar ainda mais os times. O BB vai vivenciar a diversidade plena, na prática.”

Quem é Tarciana Medeiros

Tarciana Medeiros, de 44 anos, era gerente-executiva na área de Clientes e Soluções para Pessoas Físicas do Banco do Brasil desde 2019. Ela trabalha no banco há mais de 20 anos, desde 2000, e será a primeira mulher a ocupar o posto em 214 anos de história do BB.

A bancária é bacharel em administração de empresas e pós-graduada em administração, negócios e marketing e em liderança, inovação e gestão.

Tarciana assumiu o primeiro cargo de gestão no banco em 2002. Desde o ano passado, ela é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE e na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes, na qual é responsável pelo B-Commerce da instituição.

Durante uma década, exerceu diversas funções no banco, em agências e superintendências nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ela foi responsável por desenvolver estratégias para distribuição de produtos ligados aos mercados de pessoas físicas e agronegócios.

Entre 2013 e 2018, Tarciana esteve à frente da Superintendência Comercial da BB Seguros. Em 2018, assumiu como executiva na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos. Ela também atuou na implementação de ações de assistência aos clientes para prorrogação de operações de crédito durante a pandemia da Covid-19.

The post Primeira mulher a comandar BB, Tarciana promete “transparência” e “diversidade” first appeared on Metrópoles.