Senado: Valdemar ‘garante’ apoio do PP e Republicanos para Marinho

0

A menos de uma semana da eleição para a presidência do Senado, Valdemar da Costa Neto anunciou a formação de um bloco em apoio à candidatura de Rogério Marinho (RN). O presidente nacional do PL afirma que o PP e o Republicanos irão impulsionar a candidatura do seu correligionário, que é ex-ministro do Desenvolvimento Regional do Governo Bolsonaro e integra o bloco de oposição ao Governo Lula na Câmara Alta.

A candidatura de Marinho, vista como incerta até os últimos dias, visa fazer frente à candidatura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O mineiro pretende reconduzir seu mandato à frente do Senado e é o favorito para a eleição da mesa diretora, marcada para o dia 1 de fevereiro, dia no qual dá-se início a uma nova legislatura no congresso.

De acordo com nota emitida nesta quarta-feira (25/1), Valdemar Costa Neto se reuniu com o Presidente do Republicanos, Marcos Pereira, com a futura senadora e líder do PP, Tereza Cristina, além do próprio Rogério Marinho, eleito pelo Rio Grande do Norte, que assume o mandato na próxima semana.

Caso se confirme o apoio integral das legendas, Rogério Marinho teriam garantidos 26 votos: 14 do PL, 6 do PP e 3 do Republicanos. Mas alguns nomes que formam esse bloco são próximos a Pacheco, como Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima. Nos bastidores, aliado de Valdemar estima ainda ser cedo para contagem de votos, mas estima empate em torno de 35 votos, sobrando os indecisos.

O anúncio do bloco será formalizado em novo encontro a ser realizado na sede do PL, em Brasília, às 11h do próximo sábado (28). O evento contará com a presença do senador Ciro Nogueira (PP), ex-ministro da Casa Civil do Governo Bolsonaro, que se encontra em viagem.  “O bloco PL/PP/Republicanos dá musculatura política a Rogério Marinho que deseja resgatar a independência e o protagonismo do Senado Federal, se eleito”, diz a nota.

Enquanto isso, Pacheco continua visto como favorito na corrida pela presidência do Senado. O mineiro conta com apoio de partidos de centro e de esquerda e com o apoio do Palácio. Ontem, por exemplo, ele anunciou o apoio do PDT à sua candidatura.

The post Senado: Valdemar ‘garante’ apoio do PP e Republicanos para Marinho first appeared on Metrópoles.