Até 15 de janeiro, 800 competidores de 68 países vão se embrenhar nos desertos da Arábia Saudita para percorrer 8,5 mil quilômetros. E uma novidade interessante: Pâmela Bozzano. na categoria Protótipos Leves, se tornou a primeira mulher piloto do Brasil a competir na prova.
Quem não tem nível profissional ou dinheiro bastante para subir as dunas arábicas, uma dica: há uma série de ralis bem legais no Brasil – seja de competição, seja de lazer.
O primeiro já acontecerá na próxima semana: a 2ª Edição do Rally da Chapada Diamantina, o maior de aventura da Bahia, vai explorar desta vez os belíssimos Vale do Capão e Fazenda Pratinha – dois dos principais destinos de lazer de baianos e turistas na região. O evento vai de 13 (sexta) a 15 (domingo).
Agora, os amantes do automobilismo terão uma prova maior, com mais obstáculos: as dificuldades começam pelo percurso do Vale do Capão, com estradas de chão, buracos e declives. ”Para o participante que vai com um veículo 4×2, os desafios serão moderados. Já quem for à bordo de um 4×4 tem o privilégio de passar, mais facilmente, em vários trechos da prova, mas o trajeto é maior e com mais dificuldades”, adianta o piloto Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de Rally 4×4. Ele é responsável pelo roteiro da prova.
Diferentemente da primeira edição, essa prova terá dois percursos para os corredores – sendo que o maior será realizado por quem estiver com um veículo de tração 4×4. A inscrição já está aberta e custa R$ 200 com direito a duas camisas e brindes. Basta acessar o site www.rallydachapada.com.br.
O Vale do Capão fica num dos mais famosos destinos da cidade de Palmeiras e é uma pequena vila recuada e habitada por cerca de 3 mil pessoas numa espécie de buracão – rodeado de montanhas e vales (daí o nome). O ponto de largada da competição fica distante 30km da sede da cidade, que celebra, no fim de semana da prova, 132 anos de emancipação política.
Palmeiras, aliás, é uma cidade rica em atrações turísticas: é nela que está o principal cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio (local da primeira edição do Rally da Chapada). Por lá também está a famosa Cachoeira da Fumaça e as também nem tão famosas, mas tão belas quanto, Cachoeira da Angélica, da Purificação e do Riachinho.
A trilha das Águas Claras é outro destino de Palmeiras que também abriga um dos trekkings mais bonitos do mundo, o Vale do Pati – que faz parte do Parque Nacional da Chapada.
Piocerá
E tem mais: o tradicional Piocerá será realizado de 23 a 27 de janeiro, cruzando roteiro turístico pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A largada será em Barreirinhas (MA), com passagem por Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) até chegar na Praia do Cumbuco, no município de Caucaia (CE).
O percurso dos veículos motorizados terá cerca de mil quilômetros e as bikes, cerca de 300 quilômetros, divididos em quatro dias. Mais informações no site https://www.piocera.com.br/.
Mitsubishi
O Mitsubishi Motorsports, organizado há 27 anos, é o rally de regularidade monomarca mais tradicional. O objetivo é manter-se dentro do tempo e da velocidade estipulados pela organização em cada trecho.
Não é necessário ter experiência e nem carros preparados para participar da prova. A disputa é dividida em três categorias, de acordo com o nível de cada um: Turismo Light (iniciantes), Turismo (com experiência média) e Pro (experientes).
A primeira prova do ano será no Rio de Janeiro, em 1 de abril; a segunda, em Santa Catarina, em maio.
Podem participar os proprietários de modelos da marca e a inscrição é solidária, feita por meio da doação de uma cesta básica e de produtos de higiene pessoal por veículo participante.
The post Temporada de ralis: veja o 2023 reserva para fãs desse esporte first appeared on Metrópoles.