Uefa anuncia mudanças na Liga das Nações e nas Eliminatórias da Copa

0

O Comitê Executivo da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) decidiu, em reunião nesta quarta-feira (25/1), fazer algumas alterações na Liga das Nações e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O campeonato continental terá quartas de final e playoffs do rebaixamento, enquanto as eliminatórias terão mais grupos com menos seleções em cada.

Por outro lado, a entidade manteve o formato da Eurocopa, mesmo com alguns membros querendo ampliar a competição para 32 equipes.

Agora, a Liga das Nações terá mais uma etapa, as quartas de final, com jogos de ida e volta. Os duelos serão entre os primeiros e segundos colocados do torneio e acontecerá em março. Os vencedores de cada partida fazem o Final Four em junho.

Além disso, os terceiros colocados das Ligas A e B e os segundos colocados das Ligas B e C disputarão os playoffs para não serem rebaixados, também com duelos de ida e volta. Os confrontos serão entre 3ª Liga A x 2º Liga B e 3º Liga B x 2º Liga C.

Já nas Eliminatórias da Copa do Mundo e da Eurocopa, serão 12 grupos com quatro ou cinco equipes. Todos os jogos serão de ida e volta e somente os primeiros colocados terão uma vaga direta nas competições. Os vice-colocados irão para a repescagem.

Todas as mudanças serão colocadas em prática depois da Eurocopa de 2024. O objetivo da Uefa com as novidades é diminuir a previsibilidade das eliminatórias e aumentar a competitividade na Liga das Nações.

Além das alterações nos campeonatos, a sede da Supercopa da Uefa de 2023 também mudou. A partida entre o campeão da Champions League e da Liga Europa. Antes, a cidade de Kazan, na Rússia, ia receber o jogo. Agora, Atenas, na Grécia, sedia a partida.

The post Uefa anuncia mudanças na Liga das Nações e nas Eliminatórias da Copa first appeared on Metrópoles.