Velório de Bento XVI na Basílica de São Pedro reúne milhares de fiéis

0

Desde a madrugada desta segunda-feira (2/1), fiéis começaram a fazer fila na Praça São Pedro, no Vaticano, para prestar as últimas homenagens ao papa emérito Bento XVI. O corpo do religioso chegou à basílica de mesmo nome às 7h (horário local, 3h em Brasília), e as portas foram abertas para o velório às 9h.

Serão 10 horas de exposição nesta segunda, e 12 horas na terça (3/1) e quarta-feira (4/1). Na quinta (5/1), às 9h30 (5h30 de Brasília), acontece o funeral, “solene, mas sóbrio”, nas palavras oficiais do Vaticano, que será presidido pelo papa Francisco.

De acordo com as autoridades, cerca de 25 mil pessoas vão passar diante do corpo de Bento XVI somente hoje.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

Joseph Ratzinger morreu no dia 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos de idade, no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Bento XVI estava em estado grave. O papa Francisco, atual chefe da Igreja Católica, fez, durante a semana, pedidos de orações aos fiéis para o seu antecessor.

No domingo (1º/1), o Vaticano divulgou as primeiras fotos do corpo do papa emérito Bento XVI. Nas imagens, Bento aparece vestido de vermelho e dourado sobre um catafalco, no mosteiro Mater Ecclesie, onde viveu nos últimos anos.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

Como será

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, Joseph Ratzinger deixou recomendações sobre a cerimônia fúnebre. “Segundo desejo do papa emérito, o funeral será feito em nome da simplicidade. Eles serão solenes, mas sóbrios”, detalhou.

Bento XVI recebeu a unção dos enfermos na última quarta-feira (28/12), ao fim da missa celebrada no mosteiro e na presença das irmãs Memores Domini, que o acompanham desde a mudança dele para o local. O corpo de Bento XVI ficará exposto a partir de segunda-feira (2/1) na Basílica de São Pedro para receber o último adeus dos fiéis.

O velório está previsto para a quarta-feira (5/2), contudo, poucos detalhes sobre como será o rito religioso foram divulgados. De acordo com especialistas em liturgia, o protocolo deve ser bastante semelhante ao de um papa que permaneceu na função até a morte.

No domingo (1º/1), o papa Francisco pediu, na oração do Angelus, que os fiéis de todo o mundo rezem pelo papa emérito. Citando Maria durante todo o evento, na Praça São Pedro, o pontífice também orou pela paz no mundo.

“Unamo-nos todos juntos, com um só coração e uma só alma, ao dar graças a Deus pelo dom da vida de Bento XVI”, disse Jorge Bergoglio, na primeira oração do ano no Vaticano. Ele agradeceu “o dom deste fiel servidor do Evangelho e da Igreja”, referindo-se a Joseph Ratzinger.

The post Velório de Bento XVI na Basílica de São Pedro reúne milhares de fiéis first appeared on Metrópoles.