Wanderlei Barbosa é empossado para segundo mandato no governo do TO

0

O governador reeleito do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), tomou posse na manhã deste domingo, 1º de janeiro, para seu segundo mandato. A cerimônia ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa, onde ele prestou juramento à Constituição e assinou o termo de posse junto com o vice, Laurez Moreira (PDT).

Barbosa foi reeleito, no primeiro turno, com 58,14% dos votos válidos, contra 22,5% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL), para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos.

Bom relacionamento

Em seu pronunciamento, o governador afirmou que buscará um bom relacionamento com o governo federal, mesmo tendo apoiado outro candidato à Presidência da República. Na ocasião, ele também destacou ações de sua gestão e fez agradecimentos.

“Eu queria dizer aos senhores, nós compreendemos as razões ideológicas, mas não comungamos com todas elas. Eu votei em um candidato a presidente, mas eu tenho que conviver e conviver bem com o escolhido pela maioria dos brasileiros. Eu não quero e não vou prejudicar o estado do Tocantins e os tocantinenses por falta de boa convivência, vou continuar batendo a porta de todos”, disse.

Após a sessão solene, Wanderlei Barbosa e o vice Laurez Moreira seguiram para a ala norte do Palácio Araguaia. Uma estrutura foi montada no local para o pronunciamento do governador reeleito.

Ainda neste domingo, Wanderlei acompanhará, em Brasília (DF), a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Perfil

Wanderlei Barbosa é tocantinense, natural de Porto Nacional (TO), e tem 58 anos, é natural de Porto Nacional. O início da carreira política de Barbosa foi como vereador da sua cidade natal, Porto Nacional (TO), em 1989. Em seguida, foi vereador na Câmara Municipal de Palmas (TO) entre 1996 e 2010. Também foi deputado estadual e subprefeito de Taquaruçu, distrito da capital tocantinense.

Pai do governador reeleito, Fenelon Barbosa foi prefeito de Palmas nos primeiros anos da cidade. O irmão, Marilon Barbosa é vereador e o filho, Léo Barbosa, é deputado estadual.

Wanderlei é casado com Blandina Vieira Leite Castro, ele é pai de Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite.

Barbosa assumiu a cadeira de governador interinamente em outubro de 2021 após Mauro Carlesse ser afastado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante duas operações da Polícia Federal. Ele tomou posso definitivamento em março de 2022, após Carlesse – alvo de processo de impeachment – renunciar ao cargo. Em outubro ele foi reeleito no primeiro turno com 58,14% dos votos.

The post Wanderlei Barbosa é empossado para segundo mandato no governo do TO first appeared on Metrópoles.