Nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley desembarcou por volta das 0h15 desta quarta-feira (1º/2) em Brasília. A diplomata reforçou o compromisso dos EUA com a democracia e sinalizou uma política de estreitamento na relação do país norte-americano com o governo brasileiro. Sua fala foi clara em relação a uma cooperação entre os dois países.
“Trago o total apoio da Casa Branca, do Departamento de Estado e de todas as agências do governo dos Estados Unidos para expandir e aprofundar nossa colaboração. Gostaria de ressaltar – o Brasil não tem melhor parceiro do que os Estados Unidos. Seja no apoio ao crescimento econômico compartilhado e inclusivo, na promoção da paz e da segurança, no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas, na parceria sobre direitos humanos, na criação de maiores oportunidades para as mulheres ou na proteção e fortalecimento da democracia, os Estados Unidos são um parceiro natural e comprometido com o Brasil”, disse Bagley.
A diplomata também afirmou que Brasil e Estados Unidos são “amigos que pensam da mesma forma em uma série de questões relevantes” e disse estar ansiosa para começar a trabalhar imediatamente.
Bagley discursou à imprensa logo após seu desembarque no Aeroporto Internacional de Brasília. A diplomata, porém, não respondeu perguntas de jornalistas. A embaixada informou que sua nova representante só deve conversar com com jornalistas após apresentar suas credenciais.

elizabethbagley (7)
Embaixadora Elizabeth Bagley assume missão no Brasil
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (6)
Elizabeth Bagley vai ocupar cargo vago no Brasil há 18 meses
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (1)
Nova embaixadora dos EUA no Brasil fala em trabalho de cooperação
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (5)
Bagley destaca que Estados Unidos e Brasil têm várias pautas em comum
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (2)
Nova embaixadora, Elizabeth Bagley destaca identificação entre países
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (4)
Elizabeth Bagley foi indicada para o posto na Embaixada dos EUA no Brasil por Joe Biden
Igo Estrela/Metrópoles

elizabethbagley (3)
Embaixadora Elizabeth Bagley tem mais de 40 anos de trabalhos na diplomacia
Igo Estrela/Metrópoles
0
Espaço vago
Elizabeth Bagley chega para ocupar uma cadeira vaga há 18 meses, desde a aposentadoria de Todd Chapman. De perfil considerado mais político que seu antecessor, ela foi indicada pelo presidente Joe Biden em janeiro de 2022 e, desde então, se movimentou para que o Senado aprovasse seu nome, o que aconteceu em dezembro último.
Ainda não há data certa para que a embaixadora apresente suas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso é necessário para que ela possa exercer, de fato, sua função. Nos bastidores, a previsão é que isso aconteça na próxima sexta-feira (3/2). Ela, em tempo, acompanha o brasileiro na sua visita a Washington, planejada pra o próximo dia 10, quando irá se encontrar com Biden na Casa Branca.
Quem é Elizabeth Bagley
Elizabeth Bagley foi embaixadora em Portugal entre 1994 e 1997. Ela tem mais de 40 anos de atuação na diplomacia e direito internacional. Durante duas décadas, esteve no Departamento de Estado do governo dos EUA e foi assistente no acordo de Camp David para o acordo de paz entre Israel e o Egito.
A embaixadora também acumula serviços prestados como assessora sênior dos secretários de Estado John Kerry, Hillary Clinton e Madeleine Albright. Bagley também atuou como representante especial na Assembleia Geral das Nações Unidas, representante especial para Parcerias Globais.
The post “Brasil não tem melhor parceiro do que os EUA”, diz embaixadora norte-americana ao chegar no DF first appeared on Metrópoles.