Deputado pedirá explicações ao GDF sobre obra de posto no Lago Sul

0

O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) vai cobrar explicações do Governo do Distrito Federal sobre a construção de um posto de gasolina na QL 10 do Lago Sul. Os moradores do local estão insatisfeitos com a derrubada de árvores nativas do cerrado e acionaram o parlamentar em um grupo de Whatsapp. “Pedirei informações e postarei tudo aqui. Se tiver algo irregular, serei o primeiro a acionar todos os órgãos competentes”.  Veja a conversa:

Moradores procuram deputado sobre construção do posto

O parlamentar confirmou ao Metrópoles ter sido procurado por moradores do Lago Sul, que têm denunciado supostas irregularidades envolvendo a construção do posto. “Vou requisitar informações e defender o que for legal – seja a construção ou não do posto de gasolina. Vou acionar o Ibram [Instituto Brasília Ambiental], a Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação] e a Terracap [Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal]”, disse.

Negreiros acrescentou que a manifestação popular é justa e válida. “Mas temos que analisar as eventuais falhas para poder agir”, alegou. O parlamentar é líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Além da perda das árvores nativas, os residentes reclamaram de outros impactos ao meio ambiente, como a possível contaminação do solo. Eles ainda se queixam que não houve qualquer tipo de consulta pública sobre a implantação do posto de gasolina na região.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


Publicidade do parceiro Metrópoles 3


0

Moradorees destacam ainda que a cerca de 1 quilômetro da obra — equivalente a dois minutos de carro — há um empreendimento do mesmo tipo. Veja a distância exata marcada pela plataforma Google Maps.

A ex-administradora do Lago Sul e presidente do Conselho Comunitário (CCLS), Natanry Osório, juntou-se aos críticos da nova construção. Ela ressaltou que, em 2013, tentaram construir um posto no local. “A reação dos moradores impediu, porque não havia e não há a menor necessidade. Dessa vez, estão fazendo sem comunicar ninguém”.

Em 2013, moradores se reuniram para evitar construção de posto de gasolina

Outro lado

Questionada, a Administração Regional do Lago Sul informou que a área está liberada para construção de posto de gasolina. “Portanto, neste aspecto, não tem ilegalidade”. Segundo nota, não seria necessária uma audiência pública, uma vez que o terreno está reservado para esse tipo de construção.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) informou que, segundo a área técnica da pasta, “a obra tem alvará de construção”.

Em relação à derrubada das árvores, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) disse que “a obra mencionada tem as autorizações necessárias emitidas pelos órgãos competentes, além de não causar impactos negativos”.

O Ibram acrescenta que a autorização é concedida pela autarquia após “cumprimento de rito”. “Tudo licenciado e dentro da legislação ambiental”. Segundo nota, não seria necessária uma audiência pública para o licenciamento ambiental de postos.

O órgão não informou o nome da empresa responsável pela obra. No canteiro também não há placa informando quem é o engenheiro responsável pela construção.

Os órgãos, no entanto, não explicaram por que concederam autorização para derrubadas de centenas de árvores que darão lugar a um um posto numa região onde há um empreendimento do mesmo porte.

The post Deputado pedirá explicações ao GDF sobre obra de posto no Lago Sul first appeared on Metrópoles.