O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pediu ao Itamaraty que liste todos os presentes que Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle, receberam enquanto ele era presidente da República.
Na terça-feira (7/3), o petista protocolou no Senado um requerimento pedindo informações ao ministério sobre os presentes, especialmente sobre as joias doadas pela Arábia Saudita ao casal Bolsonaro.
Além da lista, Carvalho quesgtiona se há alguma outra joia “que possa ter sido extraviada ou possa estar em poder do ex-presidente Jair Bolsonaro ou da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro“.
Primeiro-secretário do Senado, o petista pede ainda, no requerimento, acesso às correspondências sobre os presentes recebidas pelo Ministério das Relações Exteriores.
Entenda o caso
Na última semana, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que o governo Bolsonaro tentou entrar no Brasil, sem pagar os impostos devidos, com joias no valor de R$ 16,5 milhões, que seriam um presente do governo saudita.
Os objetos acabaram retidos pela Receita Federal na alfândela do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Por ordem de Bolsonaro, o governo realizou diversas tentativas de reaver as joias. Todas sem sucesso.
Um segundo estojo com joias entrou no Brasil sem ser interceptado pela Receita. Bolsonaro admitiu que ter ficado com os objetos para si, incorporando-os a seu acervo pessoal.
Confira o requerimento:
DOC-Avulso-inicial-da-materia—SF239010496394-20230307 by Gustavo Zucchi on Scribd
The post Petista pede que Itamaraty liste presentes recebidos por Bolsonaro first appeared on Metrópoles.