Segurança de Bolsonaro homenageado por Heleno é nomeado no GSI de Lula

0

Um militar que atuava na segurança de Jair Bolsonaro foi nomeado nesta quinta-feira (9/3) para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pela segurança do presidente Lula.

O major do Exército Wilton Naimaier Pontes exercerá a função de assessor técnico militar na Coordenação-Geral de Capacitação do Departamento de Segurança Presidencial.

No governo de Bolsonaro, o major era um dos integrantes do chamado “esquadrão avançado” ou “equipe precursora”. O grupo é responsável por se deslocar com antecedência a locais onde ocorrerão eventos com a presença do presidente. Dessa forma, cuidam de protocolos de segurança e preparam os locais para a visita.

Como o trabalho pode ser feito em 24 horas e a equipe chegava com até cinco dias de antecedência, os perfis do major Pontes nas redes sociais mostravam várias fotos dos momentos de lazer durante as viagens, como passeios de barco em Porto Seguro (BA) e compras no Paraguai após a travessia da ponte que liga Foz do Iguaçu ao país vizinho.

O major bloqueou o acesso às suas redes sociais depois que o caso foi parar na imprensa, em 2021. Pelo trabalho, Pontes foi agraciado pelo governo Bolsonaro, em novembro de 2022, com a Medalha da Segurança Presidencial. A iniciativa da homenagem foi de Augusto Heleno, então chefe do GSI.

The post Segurança de Bolsonaro homenageado por Heleno é nomeado no GSI de Lula first appeared on Metrópoles.