Congestionamentos, estradas ruins, alto custo de manutenção. Esses três itens, somados, colocam o Brasil como o 2º pior país do mundo para dirigir, segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com o material compilado pela plataforma CupomValido, apenas a Rússia está à frente do Brasil no ranking de piores países para dirigir. México, África do Sul e Irlanda completam o top 5, e o Chile é o outro representante sul-americano no grupo dos 10 piores.
/i724718.png)
Os russos ficaram à frente do Brasil no ranking de piores países do mundo para dirigir por terem, segundo o relatório, o pior índice de qualidade nas estradas (2,9) e os maiores congestionamentos (37%).
Os pontos negativos de destaque no Brasil, por sua vez, também ressaltam as estradas ruins (3,1), os congestionamentos (28%) e, de quebra, a alta mortalidade no trânsito — 16 a cada 100.000 pessoas.
Os melhores países do mundo para dirigir
Do outro lado da moeda estão os melhores países para dirigir do mundo. E o fato que chama a atenção no ranking é que nenhum sul-americano aparece nas 10 primeiras posições da lista.
O melhor país do mundo para dirigir, segundo a métrica usada no relatório, é a Dinamarca, que apresenta um nível de mortalidade bem inferior ao do Brasil (3,7%), uma taxa menor de congestionamentos (18%) e estradas com melhores índices de avaliação (5,5%).

Logo a seguir aparecem Estados Unidos e Holanda, com outros dois países europeus, Portugal e França, complementando o top 5. A lista com os 10 melhores para dirigir é fechada, pela ordem, por Finlândia, Canadá, Suécia, Alemanha e Austrália.