Foz do Amazonas: Marina divulga agenda com ministros em meio a polêmica

0

Está na agenda de terça-feira (23/5) da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) encontro com representantes da Casa Civil, Minas e Energia, Ibama e Petrobras no Palácio do Planalto nesta terça-feira (23/5). A reunião coletiva está agendada em meio a embates dentro do governo federal sobre a exploração de petróleo e gás natural na Foz do Rio Amazonas.

Na ala ambiental, constam o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e o secretário-executivo do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco.

Entretanto, o evento não aparece na agenda do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG). A assessoria de imprensa da pasta não confirmou a participação de Silveira no encontro.

O encontro também não consta na agenda de Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil. Também não foi confirmada a presença dele na reunião.


Publicidade do parceiro Metrópoles 1


Publicidade do parceiro Metrópoles 2


0

Foz do Amazonas

O presidente do Ibama acompanhou o parecer técnico da autarquia e indeferiu, na semana passada, a solicitação da Petrobras para exploração de petróleo e gás natural na Foz do Rio Amazonas.

“Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental”, declarou Agostinho.

A decisão da ala ambiental do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou conflitos dentro do Executivo. Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, divulgou uma nota em que afirma que a perfuração na Foz do Amazonas seria para pesquisa sobre a região.

Além disso, o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso, deixou o partido da ministra do Meio Ambiente e teceu duras críticas ao Ibama após decisão negativa, apoiada por Marina Silva.

O presidente Lula chega ao Brasil nesta terça e tem como principal desafio dialogar com os ministros sobre os embates em relação à exploração na Foz do Amazonas.

The post Foz do Amazonas: Marina divulga agenda com ministros em meio a polêmica first appeared on Metrópoles.