O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou, na manhã desta quinta-feira (25/5), sobre a votação do Fundo Constitucional (FCDF).
“O impacto é grande. A gente perde muita coisa. Isso vai impactar nos serviços da cidade, mas ainda temos mais uma etapa. Agora, no Senado Federal, e vamos trabalhar junto aos senadores para que possamos reverter isso”, declarou o governador.
Nessa quarta-feira (25/5), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do novo marco fiscal. O pacote de medidas econômicas estabelece, entre outros pontos, regras para controle de gastos públicos.
No arcabouço, há previsão de limitar os repasses da União para o Fundo Constitucional do Distrito Federal. Um trecho da proposta do relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 93/23, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), estabelece limite de 2,5% no crescimento anual dos repasses do governo federal para o FCDF.
Com a aprovação das novas regras fiscais na Casa, a matéria segue para o Senado Federal. Assim, Ibaneis afirma que o governo local tentará convencer os parlamentares a fazer modificações na proposta. Caso não haja acordo, o GDF terá de ajustar as contas, segundo o chefe do Palácio do Buriti.
“Terei de trabalhar de forma muito firme para manter as contas do DF em dia, pagamentos e obras em andamento, dentro da melhor qualidade. Vamos para um trabalho de convencimento agora, e contamos com a participação da imprensa”, declarou Ibaneis, em evento da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), nesta manhã.
Greve dos professores
Na oportunidade, o emedebista também falou sobre a expectativa para o fim da greve dos professores da rede pública. A categoria se reúne nesta quinta-feira (25/5), para discutir as propostas apresentadas pelo GDF, em reunião no dia anterior.
“Ontem [quarta-feira], tivemos uma reunião bastante produtiva, com uma proposta de antecipação da incorporação da Gratificação de Atividade Pedagógica (Gaped) à remuneração dos profissionais da ativa, aposentados e pensionistas. Temos uma esperança muito grande de que, na assembleia desta manhã, eles [os professores] saiam da greve e voltem a trabalhar, para que tenhamos toda a normalidade no Distrito Federal”, frisou o governador.
The post GDF trabalhará no Senado para barrar teto ao Fundo Constitucional, diz Ibaneis first appeared on Metrópoles.