Justiça afasta João Luiz Fukunaga da presidência da Previ

0

A 1ª Vara Federal do Distrito Federal determinou, nesta quinta-feira (25/5), o afastamento provisório de João Luiz Fukunaga da presidência do fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BB), a Previ.

A decisão do juiz substituto Marcelo Gentil atendeu ação apresentada pelo deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira (Novo). No documento, o político questiona a trajetória profissional de Fukunaga.

Sindicalista, Fukunaga assumiu a liderança do fundo de previdência em fevereiro após ter o seu nome aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Leonardo Siqueira também solicitou a anulação do atestado de capacidade técnica entregue pela Previc ao presidente da Previ como pré-requisito para o exercício do cargo de membro da diretoria-executiva.

O magistrado Marcelo Gentil entendeu que os documentos apresentados pro João Luiz Fukunaga para obter o atestado não comprovaram a sua experiência para assumir o cargo.

“Além da probabilidade do direito, demonstrada conforme a fundamentação supra, o perigo da demora também se encontra presente, ante o prejuízo, presumido, na perpetuação dos efeitos decorrentes do ato que aqui se reputa lesivo à moralidade pública”, destacou o juiz em sua decisão.

A Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB) contestou em março os critérios que levaram à nomeação de Fukunaga para assumir a liderança do Previ.

A Previ é responsável por gerir aproximadamente de R$ 200 bilhões e possui cerca 200 mil contribuintes.

João Luiz Fukunaga

O presidente da Previ é funcionário do Banco do Brasil e associado ao fundo desde 2008. Em 2012, João Luiz assumiu a direção do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenou a Comissão de Negociação dos Funcionários do BB.

João Luiz Fukunaga é formado em história e possui mestrado em história social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O Metrópoles não conseguiu contato com Fukunaga para se manifestar a respeito do caso. O espaço segue aberto para manifestações.

The post Justiça afasta João Luiz Fukunaga da presidência da Previ first appeared on Metrópoles.