Em mais de 140 dias de governo, 14 dos 37 ministros de Lula não se reuniram com o presidente no Palácio da Alvorada. Os motivos são variados. Vão da falta de intimidade à não participação do núcleo duro do petista. A lista de visitantes foi obtida com exclusividade pela coluna e inclui o período em que os registros começaram a ser feitos pela atual gestão, entre fevereiro e maio.
Até mesmo alguns ministros filiados ao PT ainda não foram recebidos por Lula na residência oficial. É no Alvorada, longe dos holofotes da imprensa, que as reuniões mais delicadas costumam acontecer.

Marina Silva
Marina Silva, do Meio Ambiente, não esteve com Lula no Alvorada
Fernando Frazão/Agência Brasil

câmara dos deputados camilo santana
Camilo Santana – Educação
Hugo Barreto/Metrópoles

nisia trindade ministra da saude
Nísia Trindade – Saúde
Julia Prado/MS

foto-cultura-margareth-menezes
Margareth Menezes – Cultura
Hugo Barreto/Metrópoles

Aniele Franco
Aniele Franco – Igualdade Racial
Agência Brasil

foto-5-cida-gonçalves-toma-posse-ministra-das-mulheres-em-cerimonia-ccbb-brasilia-03012023
Cida Gonçalves – Mulheres
Hugo Barreto/Metrópoles

Sonia Guajajara_Rovena Rosa-Agência Brasil
Sonia Guajajara – Povos Indígenas
Rovena Rosa/Agência Brasil

Luciana Santos MCTI
Luciana Santos – Ciência e Tecnologia
Wesley Sousa (ASCOM/MCTI)

Daniela Souza Carneiro
Daniela Carneiro – Turismo

Juscelino Filho
Juscelino Filho – Comunicações
Cléverson Oliveira/Mcom

alexandre-silveira
Alexandre Silveira – Minas e Energia
Reprodução

André de Paula
André de Paula – Pesca e Aquicultura
Agência Brasil

General do Exército Marcos Antônio Amaro
General Marcos Antônio Amaro – GSI
Agência Brasil

Vinícius Carvalho CGU
Vinícius Carvalho – CGU
Agência Brasil
0
A lista de “excluídos do Alvorada” conta com nomes importantes, como Camilo Santana (PT), da Educação, e Nísia Trindade, da Saúde. Marina Silva (Rede), do Meio Ambiente; Margareth Menezes, da Cultura; e Aniele Franco, da Igualdade Racial, também fazem parte do grupo.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), e Sônia Guajajara (PSOL), do Ministério dos Povos Indígenas, tampouco estiveram no Alvorada, assim como Luciana Santos (PCdoB), da Ciência e Tecnologia.
Fazem parte da lista, ainda, os dois ministros que representam o União Brasil no governo: Daniela Carneiro, do Turismo, e Juscelino Filho, das Comunicações.
Os ministros do PSD, Alexandre Silveira, das Minas e Energia, e André de Paula, da Pesca e Aquicultura, tampouco estiveram com Lula no Alvorada.
A relação tem ainda os nomes do general Marcos Antônio Amaro, recém-nomeado para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Vinícius Carvalho, ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU).
Os 23 ministros recebidos por Lula no Alvorada
Por outro lado, 23 ministros já tiveram reuniões com Lula no Palácio do Alvorada. Entre eles, Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; e Márcio França, dos Portos e Aeroportos,
Também já se reuniram com Lula no Alvorada Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Esther Dweck, da Gestão e Inovação; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social; Geraldo Alckmin, do Desenvolvimento Econômico.
E, ainda, Ana Moser, dos Esportes; Carlos Fávaro, da Agricultura; José Múcio, da Defesa; Waldez Gomes, da Integração Regional; Jader Barbalho Filho, das Cidades; Renan Filho, dos Transportes; Jorge Messias, da Advocacia Geral da União (AGU); Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública.
Também estiveram com Lula no Alvorada Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência; Márcio Macedo; da Secretaria Geral da Presidência; Carlos Lupi, da Previdência; Luiz Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Silvio de Almeida, dos Direitos Humanos e Cidadania.