Ipês-amarelos colorem as ruas do DF em meio à seca; veja fotos

0

Em meio à seca, os ipês-amarelos colorem o Distrito Federal e chamam atenção dos brasilienses que transitam pela área central da capital federal. Nesta quarta-feira (23/8), a reportagem do Metrópoles registrou algumas árvores que já floresceram.

Veja imagens: 


0

Entre 2022 e 2023, milhares de ipês de cores variadas foram plantados no Distrito Federal, sendo cerca de 15 mil amarelos, 5 mil roxos, 5 mil brancos, 5 mil rosas e alguns verdes também.

Os ipês-amarelos florescem no inverno. Quanto mais frio e seco for a estação, maior será a intensidade da florada (lembrando que o DF está há mais de 60 dias sem chuva).

Espalhadas pela capital, existem três tipos de espécie do ipê amarelo, todas do gênero Tabebuia (Bignoniaceae): o ipê-amarelo-felpudo, também conhecido como peludo; o Ipê-caraíba e o Ipê de Petrópolis. Os três possuem diferenças nas folhas e na floração, além dos tons de amarelo das flores também serem distintos.

O primeiro ipê a florescer é o roxo, que começa em junho. Em seguida, vem o amarelo, florescendo geralmente em julho e vai até setembro. O branco surge a partir de agosto, junto com o ipê rosa e, por último, floresce o verde, que é o mais raro entre os ipês, com alguns exemplares no Parque da Cidade.

Ipês na capital federal

O DF abriga cerca de 270 mil ipês espalhados por todas as regiões administrativas, segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

As sementes são coletadas de ipês cultivados em um raio de 400 km, que abrange o Distrito Federal e o Entorno. Depois do plantio, as equipes da Novacap acompanham o desenvolvimento das espécies para prevenir o aparecimento de pragas e fungos.

Quando as mudas completam três anos, com porte de 80 cm a 1,5 m, elas deixam os viveiros da Novacap para serem plantadas pela capital do país, segundo o Departamento de Parques e Jardins da companhia. As árvores começam a florir a partir de então.

Ipês app

Tão bonitos quanto efêmeros, os ipês colorem a capital por um tempo determinado. Para quem se frustra na busca dos mais cheios e vistosos antes que as flores estejam colorindo apenas o chão, pode haver uma solução: um aplicativo de mapeamento dos ipês em Brasília.

Criado pela bióloga brasiliense Paula Sicsú, o Ipês App está disponível para download tanto em sistemas Android quanto iOS. Com a ferramenta, o usuário pode identificar ou registrar no mapa a localização exata das árvores e saber se estão floridas ou não.

Também é possível filtrar as cores que desejar (amarelo, roxo, rosa ou branco), além de ser possível limitar o raio de busca.