PT pede comissão geral para tratar de assassinato de líder quilombola

0

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), pediu ao lado do líder do PDT na Casa, André Figueiredo (CE), e da deputada Dandara (PT-MG) uma comissão geral do plenário para debater o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete.

O requerimento para transformação de uma sessão plenária em comissão geral foi protocolado pelos parlamentares na última segunda-feira (21/8),

“A discussão ampla e aberta sobre o assassinato permitirá que sejam abordadas questões como a segurança das lideranças quilombolas, a garantia da titulação das terras quilombolas e o combate à impunidade em casos de violência contra essas comunidades”, justifica a deputada Dandara no requerimento.

Maria Bernadete Pacífico Moreira, conhecida como Mãe Bernadete, foi assassinada no último dia 17 de agosto. O crime aconteceu em sua casa no quilombo Pitanga dos Palmares, que fica na região metropolitana de Salvador.

Como mostrou o Metrópoles, um homem suspeito de participação no assassinato da líder quilombola está sendo procurado pela polícia. Mãe Bernadete reclamava da presença de um homem que morava perto da sua casa e tentava vender terrenos no quilombo.