Trânsito na Ponte Honestino Guimarães será alterado nesta semana. Veja

0

Os motoristas que trafegam pelo trajeto Plano Piloto-Lago Sul precisarão redobrar a atenção nesta semana. Isso porque o trânsito na Ponte Honestino Guimarães sofrerá diversas interdições ao longo dos próximos dias para instalação de tachões e sinalização.


0

Confira abaixo as datas e os horários:

O tráfego de veículos será interditado parcialmente já a partir desta terça-feira (22/8), das 20h às 22h. Os motoristas passarão pela faixa lateral direita, com apoio de sinalização e agentes de trânsito. A faixa lateral esquerda e a faixa central estarão fechadas.

Ao fim da interdição, os veículos passarão pela faixa central, no sentido Lago Sul-Plano Piloto, e na faixa lateral direita, no sentido contrário. Atualmente, a faixa central está interditada e os veículos trafegam apenas nas faixas laterais.

A medida é necessária para a continuação da reforma da ponte. Segundo o diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Carlos Alberto Spies, serão executados os serviços de recuperação das bases de concreto das juntas de dilatação, etapa que precede a fresagem e pavimentação das vias.

“Estamos finalizando a primeira etapa da obra, que é a parte externa e estética da ponte. Depois, faremos um reforço interno na ponte com fibra de carbono, para que, posteriormente, seja feita a protensão [técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto] dos cabos internos, o que nos ajuda a garantir mais 50 anos da ponte em funcionamento”, pontua Spies.

‌Já a partir das 20h de sexta-feira (25/8), o trânsito na ponte será totalmente interditado para a execução de serviços de fresagem, recapeamento asfáltico, demarcações de faixas horizontais e instalação de tachões. A medida vale até as 5h de segunda-feira (28/8), quando os carros voltarão a transitar nas três faixas da estrutura.

Obras

Desenhada por Oscar Niemeyer e construída em 1976, a Ponte Honestino Guimarães está em obras desde o segundo semestre de 2021. O investimento de R$ 13,7 milhões prevê o reforço das estruturas, a modernização da iluminação e a reforma das passarelas, além da construção de outra passagem para pedestres sob a ponte, na cabeceira localizada no Lago Sul.

(Com informações da Agência Brasília)