O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Nova York para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas e a diplomacia brasileira recebeu ao menos 50 pedidos de outros países para encontros bilaterais com o mandatário brasileiro. Até esta segunda (18/9), Lula se reuniu com o presidente da Suiça e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown. Nestas terça e quarta (19 e 20/9), Lula deverá se reunir com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com outros oito autoridades.
O encontro com o presidente da Ucrânia, confirmado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, foi marcado após desencontros em maio deste ano, na cúpula do G7, quando os dois acabaram não se falando e culpando a falta de tepo nas agendas. Zelensky tem insistido num encontro com Lula para tentar sensibilizar o brasileiro a pressionar mais o russo Vladimir Putin por um caminho para o fim da guerra. Parceiro geopolítico da Rússia, Lula tem titubeado em relação ao assunto e já chegou a culpar os dois países pela guerra.

lula presidnet suiço abre
Presidente Lula e o presidente da Suíça, Alain Berset
Ricardo Stuckert/PR

Volodymyr Zelenskiy, President of Ukraine, attends a press conference in the NATO Summit hosted in Vilnius, Lithuania.
Volodymyr Zelenskiy
NurPhoto/Getty Images

lula gordon brown
Encontro com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown
Ricardo Stuckert/PR

Lula e Janja em Hava Cuba
Janja e Lula chegam em Havana, Cuba
Ricardo Stuckert

Brasília (DF) 14/07/2023O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sanciona, nesta sexta-feira (14), a lei do Mais Médicos. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da cerimô
Presidente Lula
Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto
0
Na terça, Lula tem encontros marcados com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres; com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen; com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz; com o da Noruega, Jonas Gahr Store; e com o presidente do Estado da Palestina e da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.
Na quarta, Lula se reúne com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com Zelensky; com o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom; e com o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
A agenda ainda não está fechada e novos encontros devem entrar nela até quinta (21/9), quando Lula volta ao Brasil no fim da tarde.