Seja no sexo anal, seja no vaginal, a lubrificação é uma das melhores amigas do prazer sexual. Contudo, o que muita gente não sabe é que, no caso da vagina, a máxima “quanto mais molhada, melhor”, pode não ser completamente verdade. Afinal, ao mesmo tempo em que há mulheres que reclamam de falta de lubrificação, existem as que sofrem do excesso dela.
De acordo com a ginecologista e obstetra Erika Kawano, algumas mulheres podem vir a ter uma produção maior. O diagnóstico é dado a partir do próprio relato das pacientes.
“Essas mulheres costumam dizer que, durante a excitação, podem lubrificar a ponto de escorrer pelas pernas e molhar o lençol”, explica a médica.
Por mais que toda essa lubrificação possa parecer um bom negócio e até encher os olhos de algumas pessoas, ela pode acabar atrapalhando. Não no dia a dia, já que ela só vem com o estímulo sexual, mas na hora do sexo.
Além dos relatos de algumas mulheres que ficam constrangidas com a quantidade de secreção, em muitos casos a lubrificação é tanta que diminui o atrito e fricção do pênis com a vagina. “Isso diminui a sensibilidade feminina durante o ato e, consequentemente, o prazer”, diz.

Vagina – Metrópoles
A vagina é um dos grandes símbolos do prazer e bem-estar feminino
Westend61/Getty Images

Vagina – Metrópoles
Como parte da relevância do empoderamento feminino para o mercado, marcas estão criando linhas de produtos para saúde e bem-estar íntimo
Tanja Ivanova/Getty Images

Vagina – Metrópoles
Por ser uma região sensível, a área da vulva precisa de cuidados especiais e produtos que não a agridam ou mudem suas características naturais
vvmich/Getty Images

Vagina – Metrópoles
A vulva merece tanta atenção e cuidado quanto as outras partes do corpo
Olga Ivanova/Getty Images
0
Mas, calma. Segundo a médica, algumas coisas podem ser feitas nesse caso, como passar um gel adstringente antes da relação sexual ou mesmo utilizar um preservativo com texturas para aumentar o atrito.