Um grupo de atletas de Cuba teriam desertado após o fim dos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile. A informação foi confirmada pelo governo local depois que os cubanos teriam iniciado o processo para pedir refúgio no país.
Ao todo, oito atletas teriam iniciado o pedido. Seis seriam jogadoras da equipe feminina de hóquei, que deixaram o local após perderem a disputa do 5º lugar. Os outros não tiveram a modalidade que praticam revelada. O grupo teria deixado as acomodações destinadas a delegação de Cuba e teriam cortado seu contato com as autoridades de seu país de origem.
Os atletas teriam iniciado o processo já que seus vistos para o país possuem uma validade específica para a disputa dos jogos. Caso o documento expire, a permanência deles entra em situação de ilegalidade. De acordo com a Polícia Investigativa, esses documentos valerão até o domingo (12/11).
Durante a participação no Pan de Santiago, a delegação cubana conquistou 69 medalhas, sendo 30 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze, deixando o país na 5ª posição na classificação geral.