São Paulo — A cidade de São Paulo registrou rajadas de vento de até 44,7 km/h no fim da manhã deste sábado (18/11). A previsão da Defesa Civil é de que a capital paulista e grande parte do estado sejam atingidos por fortes tempestades no fim da tarde, com ventania de até 100 km/h em algumas regiões.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a estação meteorológica de Santana/Tucuruvi, na zona norte da cidade, registrou 44,7 km/h às 11h30, a rajada de vento mais potente de acordo com o último boletim do órgão da prefeitura, às 12h59 —persistia até as 14h30.

temporal_SP
Árvore derrubada pelo vento durante temporal na Vila Mariana, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles

chuva sp
Chuvas causam problemas em São Paulo
Bruno Ribeiro/Metrópoles

posto sbc
Chuvas causaram estragos em posto de gasolina
Reprodução

chuva sp 2
Chuvas causam problemas em São Paulo
Bruno Ribeiro/Metrópoles

cotia-no-36
Raposo Tavares ficou travada após a queda de uma árvore
CCR ViaOeste

onibus-m-boi-mirim
Árvore cai em cima de ônibus na Estrada do M’Boi Mirim
Reprodução/Redes sociais

arvore-na-anchieta-768×432
Árvore caída na Anchieta
Ecovias

queda arvore sp
Temporal causou queda de árvores em diversos pontos da capital
William Cardoso/Metrópoles
0
A previsão para as próximas horas é de que o tempo siga abafado, com temperaturas máximas podendo chegar aos 35°C em algumas regiões da cidade.
“A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) mantém toda a cidade em estado de alerta para altas temperaturas. A nebulosidade já começa a aumentar e há precisão para chuvas na forma de pancadas entre o final da tarde e o decorrer da noite, devido a aproximação de uma frente fria pelo oceano”, afirma o CGE.
Em nota, o CGE também alerta que há condições para precipitações de forte intensidade, com raios e rajadas de vento que podem superar os 60Km/h na cidade.
Por causa de previsão de tempestades, a Prefeitura de São Paulo suspendeu mais de 50 eventos que estavam previstos para este sábado. A cidade tenta evitar caos semelhante ao provocado pelo temporal de 3 de novembro, quando foram registrados ventos de mais de 103 km/h e, na região metropolitana, mais de 1.400 edificações foram derrubadas. Cerca de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica, na ocasião.
Maiores rajadas de vento registradas até as 13h, segundo o CGE
- Santana/Tucuruvi 44,7km/h às 11h30
- Lapa 37,2km/h às 09h20
- Sé-CGE 33,8km/h às 11h30
- M’boi Mirim 31,8km/h às 11h20
- Perus 31,8km/h às 11h30
- Parelheiros 31,1km/h às 11h20