O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou à Presidência nesta quinta-feira (9/11) o nome dos três indicados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na semana passada, a Presidência recebeu apenas o nome de Daniela Teixeira, o que poderia favorecê-la pelo critério da antiguidade caso ela fosse empossada antes como ministra do STJ, o que não chegou a acontecer.
Os outros dois nomes, dos desembargadores Teodoro Silva Santos (Ceará) e José Afrânio Vilela (Minas Gerais), não haviam chegado à Presidência.
Desta vez, o envio foi feito de forma simultânea. Pacheco determinou, na semana passada, a abertura de uma investigação para descobrir se houve algum favorecimento indevido ao nome de Daniela Teixeira no processo.
A posse está prevista para o 22 de novembro. Se os três forem nomeados juntos, o critério de antiguidade — que determina quem terá antes direito a uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo — será desempatado pela idade. O mais velho é Teodoro Silva Santos, do Ceará.