A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e o fotógrafo Sebastião Salgado foram incluídos na lista das 100 pessoas mais influentes na ação climática de 2023 pela revista norte-americana Time. Outro brasileiro que aparece é o executivo amazonense Marcelo de Oliveira.
A lista é divulgada semanas antes da Convenção Mundial do Clima (COP-28), que começa em 30 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes.
Também integram a lista da revista Time o bilionário Bill Gates, o cineasta James Cameron e a banda Coldplay. O assessor especial dos Estados Unidos (EUA) para o clima, John Kerry, também é elencado como uma das personalidades influentes na ação climática.
A ministra Marina Silva foi questionada sobre qual ação ela acha que o público, ou uma empresa ou governo específico, precisa realizar no próximo ano para fazer avançar a agenda climática, e respondeu a necessidade do combate às mudanças climáticas.
“O que nos falta é o compromisso ético de utilizar recursos tecnológicos, humanos e financeiros para aumentar as nossas probabilidades contra as terríveis consequências das alterações climáticas”, disse Marina Silva.
O fotógrafo Sebastião Salgado falou sobre a urgência do plantio de árvores no planeta para avançar com a agenda climática. Ele fundou há mais de 20 anos a organização sem fins lucrativos Instituto Terra, que trabalha para recuperar a Mata Atlântica.
“Só existe uma forma de fazer avançar a agenda climática no mundo, a nível pessoal, empresarial e estatal, e essa forma é plantar árvores. Não existe nenhuma máquina no planeta capaz de sequestrar dióxido de carbono”, ressaltou o fotógrafo.