Minas Hoje https://minashoje.com O Site preferido dos mineiros | Notícias, Política, Esportes e muito mais Tue, 23 Oct 2018 14:31:30 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.2 https://minashoje.com/wp-content/uploads/2017/05/cropped-iconfavicon-32x32.jpg Minas Hoje https://minashoje.com 32 32 MPF se diz favorável a prorrogar segundo inquérito que investiga ataque a Bolsonaro https://minashoje.com/2018/10/mpf-se-diz-favoravel-prorrogar-segundo-inquerito-que-investiga-ataque-bolsonaro/ https://minashoje.com/2018/10/mpf-se-diz-favoravel-prorrogar-segundo-inquerito-que-investiga-ataque-bolsonaro/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:31:30 +0000 https://minashoje.com/?p=98032 O Ministério Público Federal em Juiz de Fora (MG) se manifestou favoravelmente à prorrogação do segundo inquérito que investiga a facada no candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. O procurador Marcelo Medina concordou com o pedido feito pela Polícia Federal por mais prazo para as investigações . O pedido da PF foi feito na […]

Via Minas Hoje.

]]>
O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, após ser esfaqueado durante uma campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais — Foto: Raysa Leite/AFP

O Ministério Público Federal em Juiz de Fora (MG) se manifestou favoravelmente à prorrogação do segundo inquérito que investiga a facada no candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro. O procurador Marcelo Medina concordou com o pedido feito pela Polícia Federal por mais prazo para as investigações .

O pedido da PF foi feito na semana passada. De acordo com o documento, enviado à Justiça na quinta-feira (18), o inquérito busca investigar a “participação de terceiros ou grupos criminosos” no atentado ao político.

O ataque contra Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro, quando o presidenciável participava de um ato de campanha em Juiz de Fora. O agressor, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante logo após o atentado e confessou a autoria do crime nas três ocasiões em que foi ouvido pela PF.

No primeiro inquérito, a Polícia Federal concluiu que Adélio agiu sozinho no momento do ataque e que a motivação “foi indubitavelmente política”

No pedido de prorrogação, a PF afirmou que precisa de mais tempo para encerrar diligências que apuram “às circunstâncias relacionadas à estada de Adélio na Câmara dos Deputados”; e investigam o apoio de facções criminosas ao agressor e o envolvimento de grupos no atentado.

Em outra frente, Adélio Bispo é réu por descumprir a Lei de Segurança Nacional . Mas o processo está suspenso porque a Justiça está avaliando a sanidade mental de Adélio, está em andamento o chamado incidente de sanidade mental. Segundo o Código de Processo Penal, esse procedimento suspende o processo por 45 dias.

Com a manifestação favorável do MPF após o pedido da PF, caberá à Justiça Federal decidir pela prorrogação do inquérito.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/mpf-se-diz-favoravel-prorrogar-segundo-inquerito-que-investiga-ataque-bolsonaro/feed/ 0
Devido às chuvas, umidade pode chegar a 100% durante a semana no Centro-Oeste de Minas https://minashoje.com/2018/10/devido-as-chuvas-umidade-pode-chegar-100-durante-semana-no-centro-oeste-de-minas/ https://minashoje.com/2018/10/devido-as-chuvas-umidade-pode-chegar-100-durante-semana-no-centro-oeste-de-minas/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:31:22 +0000 https://minashoje.com/?p=98035 A previsão do tempo para esta semana no Centro-Oeste de Minas é de muita instabilidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar poderá chegar a 100% na quarta-feira (24). Apesar do céu nublado, cenário constante durante toda a semana, não há previsão de chuvas para esta segunda-feira (22) e terça-feira […]

Via Minas Hoje.

]]>
Céu nublado é previsto para o Centro-Oeste de MG — Foto: Vanessa Pires/G1

A previsão do tempo para esta semana no Centro-Oeste de Minas é de muita instabilidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar poderá chegar a 100% na quarta-feira (24).

Apesar do céu nublado, cenário constante durante toda a semana, não há previsão de chuvas para esta segunda-feira (22) e terça-feira (23). Os temporais irão atingir a cidade a partir de quarta e quinta-feira (25).

As temperaturas poderão cair e irão variar entre mínima de 11ºC e máxima de 30ºC.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Divinópolis 12ºC 30ºC
Bom Despacho 17ºC 31ºC
Formiga 12ºC 30ºC
Pompéu 17ºC 31ºC
Nova Serrana 12ºC 30ºC
Pará de Minas 11ºC 29ºC
Araxá 15ºC 30ºC

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/devido-as-chuvas-umidade-pode-chegar-100-durante-semana-no-centro-oeste-de-minas/feed/ 0
Haddad rebate acusação de ter jogado fora Bíblia que ganhou https://minashoje.com/2018/10/haddad-rebate-acusacao-de-ter-jogado-fora-biblia-que-ganhou/ https://minashoje.com/2018/10/haddad-rebate-acusacao-de-ter-jogado-fora-biblia-que-ganhou/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:31:18 +0000 https://minashoje.com/?p=98038 Em entrevista à imprensa e postagens nas redes sociais, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, rebateu hoje (22) o vídeo do deputado estadual eleito André Fernandes (PSL-CE), sugerindo que ele teria jogado fora uma Bíblia que ganhou de presente. No vídeo, Fernandes afirma ter encontrado no chão da Praça do Ferreira, […]

Via Minas Hoje.

]]>
Em entrevista à imprensa e postagens nas redes sociais, o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, rebateu hoje (22) o vídeo do deputado estadual eleito André Fernandes (PSL-CE), sugerindo que ele teria jogado fora uma Bíblia que ganhou de presente. No vídeo, Fernandes afirma ter encontrado no chão da Praça do Ferreira, em Fortaleza, a Bíblia presenteada a Haddad no dia anterior. O candidato Fernando Haddad fez campanha em estados do Nordeste no final de semana.

O candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad, durante ato em Fortaleza, Ceará. – EFE/Ricardo Stuckert/Imprensa Fernando Haddad/Direitos reservados

O candidato do PT afirmou que a Bíblia, de capa vermelha e com a dedicatória de um jovem evangélico da Assembleia de Deus, chamado Erineudo, foi furtada do palanque durante ato político na capital cearense. “Estranhamente, essa bíblia foi furtada de uma sacola que estava no palco e apareceu num vídeo de um deputado do PSL, que me acusou de ter jogado fora.”

Visivelmente indignado, Haddad acrescentou que o celular do assessor de imprensa também foi furtado na mesma ocasião. “Que história é essa?!.”

No vídeo, André Fernandes aparece com a Bíblia na mão, abre na primeira página, na qual está a dedicatória e acusa o candidato do PT de ter descartado o presente. “Olha só o que foi achado aqui no chão da Praça do Ferreira, a mesma Bíblia que ele recebeu de presente e antes que você diga que é mentira tá aqui a dedicatória.”

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/haddad-rebate-acusacao-de-ter-jogado-fora-biblia-que-ganhou/feed/ 0
Mais de 1 milhão de candidatos já consultaram o local de prova do Enem https://minashoje.com/2018/10/mais-de-1-milhao-de-candidatos-ja-consultaram-o-local-de-prova-do-enem/ https://minashoje.com/2018/10/mais-de-1-milhao-de-candidatos-ja-consultaram-o-local-de-prova-do-enem/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:28:13 +0000 https://minashoje.com/?p=98049 Mais de 1,1 milhão de participantes consultaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão de confirmação do exame está disponível desde as 10h da manhã de hoje (22). Os mais de 5,5 milhões de candidatos […]

Via Minas Hoje.

]]>

Mais de 1,1 milhão de participantes consultaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão de confirmação do exame está disponível desde as 10h da manhã de hoje (22).

Os mais de 5,5 milhões de candidatos podem acessar o cartão de confirmação do exame na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play.

O cartão de confirmação informa o número de inscrição; o local de prova, com endereço e número da sala; as datas e os horários do Enem; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, e recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. Para acessar o documento, basta informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Para quem esqueceu a senha, o Inep disponibiliza um passo a passo para recuperação.

O Inep orienta os estudantes a acessarem o cartão de confirmação com antecedência e fazerem o trajeto até o local do exame antes do dia da prova, para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, evitando atrasos no dia da aplicação.

Segundo a autarquia, não é obrigatório levar o cartão de confirmação impresso no dia das provas. Para fazer o Enem é preciso levar documento oficial com foto e caneta esferográfica de tubo transparente.

Enem

Nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem em mais de 1,7 mil municípios. No primeiro dia do exame (4/11), serão aplicadas as provas de linguagem, ciências humanas e redação. A aplicação terá 5h30 de duração. No segundo dia (11/11), haverá provas de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para resolver as questões.

O primeiro dia de prova coincide com o início do horário de verão. A aplicação do exame segue o horário de Brasília. Os portões sempre abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa às 13h30.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/mais-de-1-milhao-de-candidatos-ja-consultaram-o-local-de-prova-do-enem/feed/ 0
Força-tarefa não vai reprimir movimentos sociais, diz Jungmann https://minashoje.com/2018/10/forca-tarefa-nao-vai-reprimir-movimentos-sociais-diz-jungmann/ https://minashoje.com/2018/10/forca-tarefa-nao-vai-reprimir-movimentos-sociais-diz-jungmann/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:27:15 +0000 https://minashoje.com/?p=98056 O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (22) não haver riscos de a Força-tarefa de Inteligência, criada para enfrentar o crime organizado, ser usada para monitorar e reprimir manifestações sociais. “Não há a menor possibilidade de repressão a movimentos sociais. Isto é pura paranoia”, disse o ministro a jornalistas, durante um intervalo da […]

Via Minas Hoje.

]]>
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (22) não haver riscos de a Força-tarefa de Inteligência, criada para enfrentar o crime organizado, ser usada para monitorar e reprimir manifestações sociais.

“Não há a menor possibilidade de repressão a movimentos sociais. Isto é pura paranoia”, disse o ministro a jornalistas, durante um intervalo da segunda reunião ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que aprovou o Plano Nacional de Segurança Pública.

Publicado no último dia 15, o Decreto presidencial nº 9.527 cria uma força-tarefa de inteligência composta por representantes de onze órgãos federais, incluindo os centros de inteligência das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o grupo vai “analisar e compartilhar dados e produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições”.

Caberá ao GSI elaborar, posteriormente à criação do grupo, a chamada “norma-geral de ação” da força-tarefa, regulando o “desenvolvimento de ações e de rotinas de trabalho, em consonância com a Política Nacional de Inteligência, com a Estratégia Nacional de Inteligência e com a legislação em vigor”.

Ameaça a manifestações

Publicada no Diário Oficial da União sem destaque, a iniciativa começou a ser discutida nos dias subsequentes, sendo criticada por setores que veem no “teor genérico” do texto uma ameaça de punição a manifestações políticas individuais ou coletivas, movimentos sociais, sindicais, religiosos ou de classe.

Para Jungmann, no entanto, o texto do decreto presidencial é claro. “Trata-se da criação de um grupo intersetorial para investigar e combater as facções criminosas, que já são mais de 70 […]. Nossa grande preocupação é combater o crime organizado, sobretudo as facções de base prisional, que são, hoje, a maior ameaça ao Brasil”, disse o ministro, acrescentando que o Ministério da Segurança Pública participa do grupo e está “aberto a discutir qualquer ajuste que possa vir a ser feito”.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/forca-tarefa-nao-vai-reprimir-movimentos-sociais-diz-jungmann/feed/ 0
Unidade de tratamento de esgoto começa a ser construída no Jardim Copacabana em Divinópolis, MG https://minashoje.com/2018/10/unidade-de-tratamento-de-esgoto-comeca-ser-construida-no-jardim-copacabana-em-divinopolis-mg/ https://minashoje.com/2018/10/unidade-de-tratamento-de-esgoto-comeca-ser-construida-no-jardim-copacabana-em-divinopolis-mg/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:25:17 +0000 https://minashoje.com/?p=98059 As obras de construção da Unidade de Tratamento de Esgoto Sanitário no Residencial Jardim Copacabana, em Divinópolis, começaram nesta segunda-feira (22). Segundo a Prefeitura, no conjunto habitacional vivem 498 famílias que, atualmente, utilizam fossas. O edital de licitação para contratação da empresa que faria a obra foi aberto em fevereiro. Em nota, a administração informou que a ganhadora […]

Via Minas Hoje.

]]>
Situação de fossas no Jardim Cobacana é uma preocupação que já dura anos para moradores — Foto: Reprodução/TV Integração

As obras de construção da Unidade de Tratamento de Esgoto Sanitário no Residencial Jardim Copacabana, em Divinópolis, começaram nesta segunda-feira (22). Segundo a Prefeitura, no conjunto habitacional vivem 498 famílias que, atualmente, utilizam fossas.

O edital de licitação para contratação da empresa que faria a obra foi aberto em fevereiro. Em nota, a administração informou que a ganhadora foi a Lamar Engenharia, que vai conduzir os trabalhos.

O valor da obra é orçado em R$ 335 mil e está a cargo da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa).

Término em 2019

O Residencial Jardim Copacabana foi construído com recursos do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e inaugurado em 2012. Desde 2014, o MGTV tem mostrado as dificuldades enfrentadas pelos moradores: é uma fossa para duas casas e a limpeza se tornou um problema com o passar do tempo.

Conforme a Prefeitura, as obras da unidade de tratamento de esgoto sanitário tiveram início com a terraplenagem, que deve durar quatro meses. O processo seguinte, estimado em 30 dias, é para o trabalho de conclusão da obra.

A expectativa é que a unidade fique pronto ainda no primeiro semestre de 2019.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/unidade-de-tratamento-de-esgoto-comeca-ser-construida-no-jardim-copacabana-em-divinopolis-mg/feed/ 0
Terceira cirurgia de Bolsonaro deverá restabelecer trânsito intestinal https://minashoje.com/2018/10/terceira-cirurgia-de-bolsonaro-devera-restabelecer-transito-intestinal/ https://minashoje.com/2018/10/terceira-cirurgia-de-bolsonaro-devera-restabelecer-transito-intestinal/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:25:09 +0000 https://minashoje.com/?p=98063 Um mês e meio após o ataque que sofreu, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, prepara-se para, em dezembro, ser submetido à terceira cirurgia, desde que levou uma facada, no ínício de setembro, durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Será uma operação para restabelecer o trânsito intestinal, […]

Via Minas Hoje.

]]>
Um mês e meio após o ataque que sofreu, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, prepara-se para, em dezembro, ser submetido à terceira cirurgia, desde que levou uma facada, no ínício de setembro, durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. Será uma operação para restabelecer o trânsito intestinal, abrindo a incisão, na qual ele levou 35 pontos, e retirando a colostomia – uma espécie de bolsa que funciona como intestino externo.

Jair Bolsonaro foi esfaqueado em setembro em Juiz de Fora (MG) – Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

Os detalhes da terceira cirurgia foram revelados em reportagem especial levada ao ar pela TV Record. A equipe da emissora acompanhou o exame médico, na semana passada, e conversou com especialistas. Segundo  os jornalistas , a recuperação após a operação é de uma semana a 10 dias.

Bolsonaro foi esfaqueado pelo mineiro Adélio Bispo Oliveira, que está preso em Campo Grande.

Na reportagem da Record, o candidato aparece sorrindo. “Tô me sentindo muito bem em casa e bem tratado”, afirmou o candidato, que fez duas cirurgias: a primeira, a laparoscopia, para estancar a hemorragia e a segunda, para a colostomia.

Nas redes sociais, ele comemorou hoje (22) à tarde o número de mais de 2 milhões de seguidores no Youtube.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/terceira-cirurgia-de-bolsonaro-devera-restabelecer-transito-intestinal/feed/ 0
Caminhão desgovernado bate em carro e motorista fica gravemente ferido https://minashoje.com/2018/10/caminhao-desgovernado-bate-em-carro-e-motorista-fica-gravemente-ferido/ https://minashoje.com/2018/10/caminhao-desgovernado-bate-em-carro-e-motorista-fica-gravemente-ferido/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:25:06 +0000 https://minashoje.com/?p=98066 Um motorista de 71 anos ficou gravemente ferido depois que um caminhão desgovernado bateu no carro dele em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte nesta segunda-feira (22). De acordo com o Corpo de Bombeiros o acidente aconteceu na rua Fazenda das Codornas, no Bairro Lagoinha de Fora. Testemunhas contaram que o motorista do […]

Via Minas Hoje.

]]>
Caminhão tombou após acidente

Um motorista de 71 anos ficou gravemente ferido depois que um caminhão desgovernado bateu no carro dele em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte nesta segunda-feira (22).

De acordo com o Corpo de Bombeiros o acidente aconteceu na rua Fazenda das Codornas, no Bairro Lagoinha de Fora.

Testemunhas contaram que o motorista do caminhão perdeu o freio quando descia a rua e bateu de frente com o motorista que vinha no sentido contrário.

A vítima foi socorrida em estado grave para a Santa Casa de Lagoa Santa.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/caminhao-desgovernado-bate-em-carro-e-motorista-fica-gravemente-ferido/feed/ 0
Sete regionais de BH tiveram chuva acima da média neste outubro https://minashoje.com/2018/10/sete-regionais-de-bh-tiveram-chuva-acima-da-media-neste-outubro/ https://minashoje.com/2018/10/sete-regionais-de-bh-tiveram-chuva-acima-da-media-neste-outubro/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:24:54 +0000 https://minashoje.com/?p=98071 Em quase todas as regionais de Belo Horizonte já choveu acima da média esperada para todo o mês de outubro. De acordo com dados da Defesa Civil da capital mineira, a regional onde mais choveu foi a Centro-Sul que concentrou 197,6 milímetros, 189% da média esperada para o mês que é de 104,7 milímetros. Na […]

Via Minas Hoje.

]]>
Chuva deixou BH debaixo d’água na semana passada

Em quase todas as regionais de Belo Horizonte já choveu acima da média esperada para todo o mês de outubro.

De acordo com dados da Defesa Civil da capital mineira, a regional onde mais choveu foi a Centro-Sul que concentrou 197,6 milímetros, 189% da média esperada para o mês que é de 104,7 milímetros. Na regional choveu quase o dobro do esperado.

Nas regionais Oeste e Venda Nova também choveu bastante. Nesta primeira foram 176,2 milímetros (168%) e na segunda 132,9 milímetros (127%). Apenas as regionais Nordeste e Norte ainda não chegaram a média esperada para o mês.

As chuvas registradas na semana passada, causaram uma série de estragos na cidade como queda de árvores e alagamentos.

Veja o quanto choveu por regional:

Acumulado de chuva (mm), por Regional, em Outubro de até 8h de segunda-feira (22):

Barreiro – 110,1 (105%)
Centro Sul – 197,6 (189%)
Leste – 117,4 (112%)
Nordeste – 77 (74%)
Noroeste – 126,6 (121%)
Norte – 54,5 (52%)
Oeste – 176,2 (168%) Pampulha – 109,4 (104%)
Venda Nova – 132,9 (127%)

Média Climatológica Outubro: 104,7 mm (Fonte: INMET, 1981-2010)

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/sete-regionais-de-bh-tiveram-chuva-acima-da-media-neste-outubro/feed/ 0
Presidente do STJ diz não ver ameaça em fala de Eduardo Bolsonaro https://minashoje.com/2018/10/presidente-do-stj-diz-nao-ver-ameaca-em-fala-de-eduardo-bolsonaro/ https://minashoje.com/2018/10/presidente-do-stj-diz-nao-ver-ameaca-em-fala-de-eduardo-bolsonaro/#respond Tue, 23 Oct 2018 14:24:50 +0000 https://minashoje.com/?p=98074 O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, disse hoje (22) não ver ameaça nas declarações do deputado federaleleito por São Paulo pelo PSL, Eduardo Bolsonaro, sobre o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nitidamente não vi nenhuma intenção de ameaça. Estão exagerando na dimensão do que ele falou. Ele respondeu a […]

Via Minas Hoje.

]]>
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, disse hoje (22) não ver ameaça nas declarações do deputado federaleleito por São Paulo pelo PSL, Eduardo Bolsonaro, sobre o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). “Nitidamente não vi nenhuma intenção de ameaça. Estão exagerando na dimensão do que ele falou. Ele respondeu a uma pergunta: ‘e se o Supremo não deixar alguém legitimamente eleito assumir?’ O Supremo não faria isso.”

A declaração foi feita  após palestra sobre O Controle Jurisdicional da Atividade Administrativa, durante o seminário Os Riscos da Gestão Administrativa, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STJ), João Otávio de Noronha, avalia que o ambiente democrático está estabelecido no Brasil – Valter Campanato/Agência Brasil

Noronha acredita que estão superdimensionando uma declaração feita antes do primeiro turno das eleições. “O Brasil não corre nenhum risco de ter a sua democracia arranhada, nenhum risco. E pouco importa quem seja o presidente eleito”.

Para o presidente do STJ, as declarações do deputado eleito pelo PSL foram fruto da “imaturidade”. “Não é um deputado, porque o pai foi militar, que vai criar um ambiente de golpe no país. Quem cria um ambiente de golpe é a fraqueza das instituições, e essas estão fortes. E temos que mantê-las assim”.

Instituições fortes

A avaliação de Noronha é de que o ambiente democrático no Brasil está estabelecido por força de preceitos constitucionais. “Ela [a Constituição] sacramenta o momento democrático no país. O Brasil vive hoje um momento de extrema democracia, com as instituições bem fortes, bem firmes, bem instituídas e que, ao meu sentido, não corre nenhum risco. Eu acredito que isso está muito mais em quem ouve, em quem lê, de criar um ambiente que não traduz a realidade do Brasil”.

Para Noronha, o ambiente no Brasil é de total democracia. “Nós vamos exercer nosso voto no próximo domingo em um ambiente de total tranquilidade. Com manifestações de todos os lados, mas tudo correndo com tranquilidade: pode existir ambiente mais tranquilo que este?”, questionou.

Impeachment

O presidente do STJ disse que quem vier a ganhar a eleição do próximo domingo terá chegada ao Planalto pela manifestação do povo. “Agora, se lá [quem chegar] tentar burlar, aí vem o impeachment. Toda vez que se tentou desrespeitar o Congresso o impeachment chegou. Este país não é bobo, o povo não é bobo e já sabe dos seus direitos”.

O presidente do STJ disse que ninguém falou que a democracia foi ameaçada quando Lula tentou editar uma lei que controlava a imprensa. “Ninguém fala nisso, mas aquilo era uma ameaça à democracia, mas porque ele não fez, porque o Congresso reagiu, o povo reagiu, a imprensa reagiu”, disse. “Ele [o presidente eleito] não pode agir fora dos princípios constitucionais, não há espaço para isso. Qualquer medida que ele possa tomar fora da Constituição ele é impeachmado, não tenha dúvida disso”.

Noronha criticou os que propagam a possibilidade de que o novo presidente possa tentar governar com autoritarismo. “Quando vocês começam a pregar isso, vocês dão força para que esses pensamentos venham. Nós não podemos ter temor, nós temos é que ter coragem e determinação de assegurar a democracia”.

Via Minas Hoje.

]]>
https://minashoje.com/2018/10/presidente-do-stj-diz-nao-ver-ameaca-em-fala-de-eduardo-bolsonaro/feed/ 0